Novum Canal

mobile

tablet

Competição mais importante do panorama nacional de ténis decorre em Lousada

Partilhar por:

O vereador do Desporto da Câmara de Lousada, António Augusto, referiu, esta segunda-feira, ao Novum Canal, que o Campeonato Nacional Sub-18 de Ténis que decorre nos courts de ténis do Complexo Desportivo de Lousada, nos próximos dias, é um das mais relevantes do circuito nacional desta modalidade.

“Esta é uma das competições mais importantes no panorama nacional. Estamos a falar da antecâmara da entrada dos atletas no circuito profissional. As promessas do ténis português passam obrigatoriamente por Lousada, que passou a estar no mapa do ténis português. Para além desta prova Lousada vai receber outras competições de relevância ainda este ano como são os campeonatos nacionais de equipas (3.ª divisão masculina) e 2.ª divisão feminina. Os campos do Complexo Desportivo têm sido ainda palco de competições internacionais”, disse, salientando que a prova conta com 124 tenistas, 38 no sector feminino e 86 no masculino.

“Estamos a falar de alguns dos melhores jogadores portugueses que vão tentar entrar para a história dos campeonatos nacionais juniores. Nomes como as irmãs Jorge, Francisca e Matilde, na prova feminina, ou Nuno Borges, João Domingues ou Gonçalo Falcão, no torneio masculino, serão os mais sérios candidatos a sagrarem-se campeões nacionais e ficar para sempre na lista de vencedores”, recordou.

Questionado sobre a opção da organização realizar a competição em Lousada,  o autarca realçou que a realização da prova surgiu na sequência de uma candidatura.

“A Associação de Ténis do Porto concorreu, apresentou as suas mais valias, Lousada tem umas condições únicas para a prática do ténis, e, depois de analisadas as várias propostas, foi a da AT Porto a eleita. Este é o quarto ano, o último ano da candidatura, e a Associação de Ténis do Porto vai fazer um balanço no final desta edição, para, em colaboração com a autarquia e a Federação Portuguesa de Ténis, perceber se estão reunidas as condições para apresentar nova candidatura e receber a prova por mais quatro anos”, avançou.

O vereador com a pasta do desporto da autarquia lousadense confirmou que a presença de alguns dos melhores tenistas nacionais vem confirmar a ideia de que Lousada é já uma referência no ténis nacional.

“Sem qualquer dúvida. Lousada é, desde há algum tempo a esta parte, um dos locais de culto do ténis não só em termos nacionais mas também internacionalmente. Este estatuto foi alcançado de uma forma natural: pela forma como os Lousadenses sabem receber e, também, pela qualidade da organização das provas desde a primeira hora. O feedback que temos é excelente. Desde os jogadores, passando pelos treinadores, responsáveis técnicos, pais e todos os elementos que constituem as equipas que viajam para Lousada, é muito frequente que desejem regressar. E isso é muito gratificante. Contudo, não é só uma referência na organização de provas, mas também na massificação da prática do Ténis desde os mais jovens nas escolas do 1ªciclo, com o Projeto “A minha escola tem Ténis” até aos veteranos”, acrescentou.

Falando do impacto da competição em termos turísticos e até na economia local,  António Augusto concretizou que “corresponde a largas centenas de dormidas e a milhares de refeições, não só dos atletas e seus treinadores, mas também de muitos familiares que acompanham a prova. O desporto em termos gerais é responsável por trazer a Lousada anualmente largos milhares de pessoas que contribuem para animar a restauração e a hotelaria”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!