Novum Canal

mobile

tablet

Nespereira FC único no distrito a garantir estatuto de entidade certificada de formação no futebol feminino

Partilhar por:

Fotografia: Nespereira FC

O Nespereira FC, do concelho de Cinfães, viu ser-lhe atribuído pela Federação Portuguesa de Futebol o estatuto entidade certificada de formação no futebol feminino, sendo o único emblema no distrito e dos poucos na região Norte que recebeu esta distinção.

Segundo Pedro Semblano, coordenador técnico do futebol feminino do Nespereira FC, a atribuição de tal estatuto ao clube é um reconhecimento do trabalho e do esforço que o emblema tem realizado no sentido de conferir mais qualidade à aposta que tem feito na formação e ao processo formativo que tem imprimido ao desporto e ao futebol feminino em particular.

O responsável técnico confirmou que este reconhecimento vem melhorar e premiar a aposta que o clube tem feito no sentido de melhorar  a qualidade da formação das suas atletas e irá melhorar a organização quer do processo formativo quer dos processos relacionados com a vida interna do emblema ao nível da sua estrutura, organização e planeamento.

O responsável técnico pelo futebol feminino do Nespereira FC confirmou, também, que a nível nacional num universo de 100 equipas apenas 23 conseguiram finalizar o processo, sendo que o Nespereira FC foi um desses clubes.

Pedro Semblano admitiu que este reconhecimento representa um orgulho para as atletas, a instituição e um estímulo para os vários atores e agentes que integram a instituição continuarem a fazer mais e melhor no domínio da formação.

Falando no futebol feminino, o coordenador técnico destacou que esta é a quinta época que o clube tem a vertente de futebol feminino, sendo que as atletas foram as primeiras a jogarem num quadro competitivo nacional, numa afirmação da igualdade de género e de oportunidades.

Sobre a criação de futebol feminino em Nespereira, o responsável técnico destacou que o clube já tinha no seu historial uma tradição de jogos, torneios e atividades ligadas a esta vertente, tendo inclusive sido vice-campeão de futsal na vertente feminina.

Fotografia: Nespereira FC

Ao Novum Canal, Pedro Semblano manifestou, também, que o clube tem vindo a investir em infraestruturas a pensar no futebol feminino, com o apoio da Câmara de Cinfães, que se encontram em fase de finalização e que vão permitir que o emblema volte a jogar em Nespereira.  

Refira-se que o Nespereira FC tem jogado no campo do Clube Desportivo de Cinfães, no centro da vila.

Pedro Semblano realçou, também, que na fase inicial o futebol feminino passou por algumas dificuldades, tendo este sido um projeto difícil de estruturar devido à falta de condições materiais.

“Hoje o clube é acolhido pela comunidade local, integra atletas de Cinfães, Castelo de Paiva e Marco de Canaveses, estando a equipa sénior a competir na terceira divisão nacional”, afirmou, acrescentando que o futebol feminino é hoje uma realidade no concelho, goza do apoio incondicional da população e tem crescido de forma significativa.

Além da terceira divisão nacional, o Nespereira FC participa da taça interdistrital de sub-17, sub-15 e sub-13 (misto).

O Nespereira FC integra cerca de 43 atletas, sendo que o objetivo da atual direção passa por chegar às 60 jogadoras.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!