Novum Canal

mobile

tablet

Filmes de Lousada selecionados para o Arouca Film Festival

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Lousada

Quatro filmes de Lousada foram selecionados para estarem presentes na 18.ª edição do Arouca Film Festival – Festival Internacional de Cinema de Arouca”, numa iniciativa organizada pelo Cine-Clube de Arouca.

Ao Novum Canal, o conhecido realizador de cinema de animação, Abi Feijó, destacou que o quatro dos filmes foram realizados pela Casa-Museu de Vilar, em Lousada e um em Lavra, Matosinhos.

Falando dos filmes realizados em Lousada, o realizador, sobejamente  conhecido no mundo do cinema de animação, destacou que os quatro filmes selecionados “O Tempo não Pára” (2019), Escola Secundária de Lousada, “ClaraMente” (2019), Colégio São José de Bairros, “A Estrela” (2019), Escola Básica e Secundária de Lousada Norte, Lustosa e “O Rapaz que Vendia Jornais” (2019), Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca – Nogueira, foram realizados em colaboração com o município de Lousada e com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, constituindo uma oportunidade para os alunos envolvidos neste trabalho verem os seus trabalhos expostos.

Ao Novum Canal, o cineasta relevou, também, a importância das oficinas de cinema de animação,  um projeto desenvolvido em articulação entre a Casa Museu de Vilar e a autarquia lousadense que tem possibilitado abrir  portas aos mais novos, promover conhecimentos e experiências na arte sempre fascinante do mundo da animação.

“Para os alunos e mesmo escolas este é igualmente um prémio e uma oportunidade para verem os seus trabalhos expostos”, disse, salientando que os filmes que vão estar em exibição no festival são de 2019 e embora tendo uma mesma temática, a educação, têm especificidades e técnicas diferentes.  

Fotografia: Câmara de Lousada

“É esta diversidade de técnicas e especificidades que torna o seu resultado final tal interessante e permite aos alunos apreender técnicas cinematográficas, ficar a conhecer a linguagem cinematográfica e disporem de instrumentos que lhes permitam analisar aquilo que estão a ver”, expressou, reiterando que os filmes que vão estar presentes em Arouca são pequenos filmes de animação.

As oficinas de cinema e animação enquadram-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – PIICIE, no âmbito da Operação 3 “Educar pel’Arte”, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Abi Feijó destacou, também, que alguns dos filmes que integram a mostra de filmes de cinema de animação deste ano realizados pela Casa Museu de Vilar irão estar no Ação06! – Festival de Vídeo Escolar, certame organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Associação de Produção e Animação Audiovisual, no âmbito dos XX Encontros de Cinema de Viana do Castelo, certame que irá decorrer no último trimestre de 2020, em data a anunciar.

A mostra de Viana do Castelo tem como objetivos incrementar “a prática e a cultura audiovisual em contexto escolar” sendo aberto a todas as turmas e clubes de cinema das escolas com ensino básico e secundária.

O realizador confirmou, ainda, que o cinema de animação de Lousada foi recentemente destaque no site Cartoon Brew, um dos três sites mais importantes a nível mundial de cinema de animação.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!