Novum Canal

mobile

HOJE

tablet

Publicidade

Ecopontas de Paços de Ferreira com nova mensagem alertam para multas a quem atirar beatas para o chão

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

As Ecopontas de Paços de Ferreira, colocados pela autarquia em 2019, destinados ao depósito de beatas de cigarros, passaram a ter uma nova mensagem nos seus equipamentos, advertindo para a aplicação de multas a partir do dia 3 de setembro, para quem atirar beatas para o chão.

Segundo o vice-presidente da Câmara de Paços de Ferreira e vereador do ambiente, Paulo Ferreira, a ideia passa por dar provimento à lei que prevê a aplicação de multas a quem infringir e dissuadir os fumadores a não atirarem as beatas para o chão.

O autarca avançou que a partir do próximo dia 3 de setembro, termina o período transitório de um ano em que a aplicação de multas ficou suspensa, pelo que os infratores, caso não cumpram a lei, estarão sujeitos a um processo de contraordenação, punível com coima até 250 euros, no caso de particulares e até 1.500 euros, no caso de empresas.

Ao Novum Canal, o vereador destacou, também, que os comerciantes e os estabelecimentos comerciais vão ter que dispensar dispositivos e equipamentos que permitam aos fumadores depositar as beatas.

O autarca avisou, também, que “de acordo com a Lei n. 88/2019, os estabelecimentos comerciais, designadamente, de restauração e bebidas, os estabelecimentos onde decorram atividades lúdicas e todos os edifícios onde é proibido fumar, devem dispor de cinzeiros e de equipamentos próprios para a deposição dos resíduos indiferenciados e seletivos produzidos pelos seus clientes, nomeadamente recetáculos com tampas basculantes ou outros dispositivos que impeçam o espalhamento de resíduos em espaço público”.

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

Falando da adesão dos munícipes à Ecopontas, o responsável pelo pelouro do ambiente realçou que a adesão nas cidades de Paços de Ferreira e de Freamunde tem sido significativa, com muitos fumadores a deixarem as beatas e pontas de cigarro nos equipamentos que foram instalados.

Paulo Ferreira manifestou, por outro lado, que é objetivo da autarquia continuar a alargar a rede de dispositivos a outras freguesias do concelho de forma a contribuir para tornar o ambiente mais limpo e potenciar uma maior consciência ambiental dos cidadãos e dos munícipes.  

De acordo com a Câmara de Paços de Ferreira “Só em Portugal estima-se que, a cada minuto, sejam lançadas para o chão cerca de 7.000 pontas de cigarro! Assim, tão importante como o cumprimento da lei, é a consciência coletiva da responsabilidade de todos na defesa do nosso meio ambiente”.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!