Mural da romaria Senhora Aparecida retratado em fachada da Junta de Freguesia do Torno
Fotografia: LouzaD’Art Urbana
Uma das fachadas da Junta de Freguesia do Torno, em Lousada, ganhou uma nova vida e tem desde a semana passada imagens e momentos daquele que é um dos momentos mais emblemáticos da freguesia e do concelho de Lousada: a romaria Senhora Aparecida, numa obra do autor AKACORLEONE, artista visual, com vários trabalhos representados em exposições individuais e coletivas.
Ao Novum Canal, o vereador Nélson Oliveira realçou que o projeto faz parte do Orçamento Participativo Jovem de 2019, LouzaD’Art Urbana, projeto de Arte Urbana no concelho que tem, como metas “urbanizar artisticamente o concelho de Lousada através da criação de murais alusivos à história e tradição de todo o concelho”.
O autarca esclareceu que o projeto tem, também, como metas representar e explorar figuras e personalidades emblemáticas de Lousada.
Ao Novum Canal, o vereador realçou que apesar da romaria ter sido cancelada, devido à crise sanitária que afeta a região e o país, esta obra tem como objetivo assinalar de forma simbólica e perpetuar na fachada um dos eventos mais emblemáticas da freguesia e da região que traz ao território vários milhares de pessoas.

O autarca realçou, também, que esta obra integra o projeto temporal de outras obras e pinturas murais que estão previstas implementar e que fazem parte do projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem de 2019.
Nélson Oliveira manifestou que a obra terá o objetivo de presentear todos os devotos da Senhora Aparecida e os muitos crentes que todos os anos se deslocavam à freguesia.
Nélson Oliveira concretizou, ainda, que a execução das obras previstas no projeto depende da disponibilidade dos proprietários, mas também da disponibilidade dos artistas e da sua agenda.
Referindo-se ao mural da Junta de Freguesia do Torno, o vereador esclareceu que a obra além do andor retrata outros momentos emblemáticos da romaria como a corrida de motos e outros momentos-chave.
“Estamos seguramente a falar de um projeto diferenciador, com custos controlados, que conta com a presença de artistas sobejamente conhecidos a nível nacional e internacional, cujas propostas e trabalhos têm contribuído para dignificar os espaços públicos, que passaram a adquirir cores e escalas diferentes”, expressou, sublinhando que no âmbito do LouzaD’Art Urbana outras propostas serão trabalhadas e dado conhecimento público das mesmas.
Ao Novum Canal, o autarca reconheceu, ainda, que a Romaria Senhora Aparecida tem um peso cultural e económico significativo para a freguesia e para o concelho, pelo movimento e a dinâmica que cria quer na restauração, no comércio e noutros setores de atividade, pelo que a sua não realização representa uma perda para todo o município.
“A Câmara de Lousada tinha feito inclusive o convite às comissões da Senhora Aparecida, Festas Senhora Ajuda, em Nevogilde, e também às Festas Grandes, festividade conhecida igualmente como Festa em Honra do Senhor dos Aflitos, para estarem presentes na edição da BTL, mas devido à crise sanitária e às consequentes restrições e limitações impostas, não foi possível divulgar estes eventos a nível nacional”, destacou.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Saúde2022.08.13Estudo revela que vacinação de reforço previne consequências mais graves da doença
Cinfães2022.08.13Cerca de 170 crianças participaram no “Cinfães em Movimento”
Desporto2022.08.13Luís Fernandes, da Rádio Popular – Paredes – Boavista, mantém terceiro lugar na geral individual
Desporto2022.08.13FC Arouca defronta Gil Vicente