Novum Canal

mobile

HOJE

tablet

Publicidade

Mural da romaria Senhora Aparecida retratado em fachada da Junta de Freguesia do Torno

Partilhar por:

Fotografia: LouzaD’Art Urbana

Uma das fachadas da Junta de Freguesia do Torno, em Lousada, ganhou uma nova vida e tem desde a semana passada imagens e momentos daquele que é um dos momentos mais emblemáticos da freguesia e do concelho de Lousada: a romaria Senhora Aparecida, numa obra do autor  AKACORLEONE, artista visual, com vários trabalhos representados em exposições individuais e coletivas.

Ao Novum Canal, o vereador Nélson Oliveira realçou que o projeto faz parte do Orçamento Participativo Jovem de 2019, LouzaD’Art Urbana, projeto de Arte Urbana no concelho que tem, como metas “urbanizar artisticamente o concelho de Lousada através da criação de murais alusivos à história e tradição de todo o concelho”.

O autarca esclareceu que o projeto tem, também, como metas representar e explorar figuras e personalidades emblemáticas de Lousada.

Ao Novum Canal, o vereador realçou que apesar da romaria ter sido cancelada, devido à crise sanitária que afeta a região e o país, esta obra tem como objetivo assinalar de forma simbólica e perpetuar na fachada um dos eventos mais emblemáticas da freguesia e da região que traz ao território vários milhares de pessoas.

Fotografia: LouzaD’Art Urbana

O autarca realçou, também, que esta obra integra o projeto temporal de outras obras e pinturas murais que estão previstas implementar e que fazem parte do projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem de 2019.

Nélson Oliveira manifestou que a obra terá o objetivo de presentear todos os devotos da Senhora Aparecida e os muitos crentes que todos os anos se deslocavam à freguesia.

Nélson Oliveira concretizou, ainda, que a execução das obras previstas no projeto depende da disponibilidade dos proprietários, mas também da disponibilidade dos artistas e da sua agenda.

Referindo-se ao mural da Junta de Freguesia do Torno, o vereador esclareceu que a obra além do andor retrata outros momentos emblemáticos da romaria como a corrida de motos e outros momentos-chave.

“Estamos seguramente a falar de um projeto diferenciador, com custos controlados, que conta com a presença de artistas sobejamente conhecidos a nível nacional e internacional, cujas propostas e trabalhos têm contribuído para dignificar os espaços públicos, que passaram a adquirir cores e escalas diferentes”, expressou, sublinhando que no âmbito do LouzaD’Art Urbana outras propostas serão trabalhadas e dado conhecimento público das mesmas.

Ao Novum Canal, o autarca reconheceu, ainda, que a Romaria Senhora Aparecida tem um peso cultural e económico significativo para a freguesia e para o concelho, pelo movimento e a dinâmica que cria quer na restauração, no comércio e noutros setores de atividade, pelo que a sua não realização representa uma perda para todo o município.

“A Câmara de Lousada tinha feito inclusive o convite às comissões da Senhora Aparecida, Festas Senhora Ajuda, em Nevogilde, e também às Festas Grandes, festividade conhecida igualmente como Festa em Honra do Senhor dos Aflitos, para estarem presentes na edição da BTL, mas devido à crise sanitária e às consequentes restrições e limitações impostas, não foi possível divulgar estes eventos a nível nacional”, destacou.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!