Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

“Arte e Música na Rua 2020” apostam em promover o comércio local e os artistas do concelho e da região

Fotografia: The Last Supper‎Arte e Música na Rua 2020

Fábio Estrela, da “The Last Supper”, empresa especializada na criação, organização e gestão de eventos, entidade promotora do “Arte e Música na Rua 2020”, iniciativa que conta com o apoio  da junta de Freguesia de Paços de Ferreira e decorre de 15 a 21 de agosto, realçou, que o evento  este ano promete voltar a surpreender.

Fábio Estrela confirmou que apesar dos constrangimentos impostos pela crise sanitária, a organização quer voltar  a surpreender pela positiva e vai fazer uma megaexposição com o objetivo de ajudar  a potenciar e a promover o comércio local, conferindo à cidade uma dinâmica e visibilidade diferentes. 

Além da aposta em incrementar o comércio local, Fábio Estrela confirmou que a ideia passa igualmente por dar oportunidade aos artistas do concelho e da região para exporem os seus trabalhos, conquistar potenciais clientes e incrementarem com a sua intervenção os espaços e estabelecimentos que vão aderir ao evento.

“No ano transato, realizamos um evento mais de índole e cariz cultural, com vários eventos e espetáculos culturais que decorreram no jardim de Paços de Ferreira, mas este ano devido às restrições que são de todos conhecidas e às limitações impostas quer pela autoridade de saúde local, quer pela autoridade de saúde nacional  e porque não queremos promover os ajuntamentos, optamos por redesenhar o evento e em articulação com as lojas que estão abertas e mesmos os estabelecimentos fechados criarmos uma simbiose que permita revitalizar e conferir uma nova vitalidade a esses espaços”, expressou, sustentando que mesmo as lojas vazias vão acolher várias propostas e atividades.

“Pretendemos, igualmente, que estes espaços ganhem uma nova dimensão e se transfigurem. É bom para os proprietários dos estabelecimentos que vão ver os seus espaços renovados”, expressou, sustentando que ao longo de uma semana os estabelecimentos vão integrar arte urbana, contemporânea, arte performativa, espetáculos, declamação de poemas, ilustração e fotografia.

Fotografia: The Last Supper‎Arte e Música na Rua 2020

Falando  dos artistas, mais de 20 que vão integrar o evento, Fábio Estrela reconheceu que a atual crise sanitária está igualmente a afetar muitos destes artistas, que nesta altura do ano, viram quase metade da sua atividade ser atingida.

Fábio Estrela destacou, ainda, que para evitar os ajuntamentos vai ser criado um roteiro e uma aplicação com as principais atividades que estão a decorrer.

“A ideia passa por, sem promover aglomerados nem ajuntamentos, convidar as pessoas a caminhar e descobrir a cidade, dar um novo dinamismo a Paços de Ferreira, aproveitando para usufruir e desfrutar das propostas e criatividade dos vários artistas”, acrescentou.