Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Técnicos do município de Lousada fazem aconselhamento de atividade física a idosos que estão nas suas residências

Fotografia: Câmara de Lousada

Técnicos do município de Lousada estão a fazer aconselhamento e prescrição de atividade física a idosos que estão nas suas residências.

Segundo o vereador da Educação e do Desporto da Câmara de Lousada, António Augusto, a atividade iniciou no dia 23 de junho e engloba 15 movimentos seniores do concelho.

Além de visitar todos os utentes inscritos nos Movimentos Seniores para aconselhamento e prescrição de atividade física com a periodicidade de duas em duas semanas, os técnicos fazem a distribuição de um manual com exercícios físicos para prática em casa, numa iniciativa que tem como metas promover hábitos de vida saudáveis e combater a solidão a que ficaram expostos nestes tempos de pandemia.

Ao Novum Canal, o autarca destacou que a iniciativa envolve dois técnicos, tendo sido visitados 279 de um total de 373 idosos, aproximadamente.

Além do movimento sénior de Caíde, participam o movimento sénior de Sousela, Pias, Lustosa, Silvares, Aveleda, S.Miguel, Ordem, Nogueira, Nespereira, Macieira, Cristelos, Vilar do Torno, Meinedo e Boim.

Fotografia: Câmara de Lousada

Questionado se é expectável que esta atividade venha a ser alargada a mais freguesias, António Augusto realçou que está prevista a entrada de pelo menos mais dois movimentos: o de Nevogilde e Lodares.

Quanto ao “feedback” dos idosos, o responsável pelo pelouro do desporto, reconheceu que a iniciativa está a ser um êxito e a entusiasmar os idosos.

“Todos os utentes que receberam os nossos colaboradores adoraram a ideia e demonstraram interesse na continuidade das visitas. Também referiram que estão todos ansiosos pelo regresso à atividade de Boccia pois preferem o convívio presencial com os colegas e amigos”, avançou.