Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Paredes é o concelho com maior número incêndios rurais no país

Fotografia: Câmara de Paredes

Paredes é o concelho com maior número incêndios rurais no país,  revelou o 3.º relatório provisório para o período de 1 de janeiro a 31 de julho do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

No relatório do ICNF, o município paredense surge com 337 incêndios, seguindo-se Felgueiras, com 135, Penafiel, 130, Valongo, 125, Gondomar, 108, Vila Verde, 101, Vila Nova de Gaia, 86, Ponte de Lima, 78 e Lousada, também, com 78 ignições.  

De acordo com o 3.º relatório provisório “Os concelhos que apresentam maior número de incêndios (quadro 4.2) localizam-se todos a norte do Tejo, e caracterizam-se por elevada densidade populacional, presença de grandes aglomerados urbanos ou utilização tradicional do fogo na gestão agroflorestal. Estes vinte concelhos representam 35% do número total de ocorrências e 12% da área total ardida”.

Segundo o documento e tendo em conta o espaço temporal analisado, “a base de dados nacional de incêndios rurais regista, no período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de julho de 2020, um total de 5294 incêndios rurais que resultaram em 24 680 hectares de área ardida, entre povoamentos (12013 ha), matos (8247 ha) e agricultura (4420 ha)”, lê-se no documento que se encontra disponível no site do ICNF.

Fotografia: Câmara de Paredes

“Comparando os valores do ano de 2020 com o histórico dos 10 anos anteriores, assinala-se que se registaram menos 43% de incêndios rurais e menos 34% de área ardida relativamente à média anual do período (quadro 1). O ano de 2020 apresenta, até ao dia 31 de julho, o valor mais reduzido em número de incêndios e o 6.º valor mais baixo de área ardida, desde 2010”, acrescenta o relatório.

Numa reação aos números, entretanto, divulgados, a  JSD Paredes publicou na sua página oficial do facebook, uma nota que remete para uma publicação do Jornal de Notícias que destaca o facto do concelho liderar de forma isolada os incêndios no país.

“Hoje acordamos com uma notícia sobre aquilo que já todos sabemos. Segundo a notícia publicada hoje pelo Jornal de Notícias, o 3.° Relatório Provisório de Incêndios Rurais do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – revela que Paredes lidera, de forma completamente isolada, os incêndios em Portugal. E o cenário só não é mais devastador, graças ao trabalho incansável dos nossos soldados da paz”, alude o texto.

A Juventude Social-democrata exige, ainda, o “apuramento de responsabilidades e uma resposta pública da Câmara Municipal de Paredes sobre esta matéria”.

“É urgente perceber o que tem falhado em Paredes!”, destacam os jovens laranjas.

Ao Novum Canal, o líder da JSD Paredes, Jorge Oliveira, lamentou o facto do concelho ser o município com mais ignições rurais,  salientando que esta é uma questão que deve preocupar e fazer refletir todos os cidadãos do território.

O líder da JSD Paredes enfatizou, também, a necessidade do município continuar a investir na pedagogia, na implementação de ações de sensibilização e na prevenção como forma de minimizar esta situação e inverter um fenómeno que todos os anos atinge o concelho e a região.