Paredes é o concelho com maior número incêndios rurais no país
Fotografia: Câmara de Paredes
Paredes é o concelho com maior número incêndios rurais no país, revelou o 3.º relatório provisório para o período de 1 de janeiro a 31 de julho do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
No relatório do ICNF, o município paredense surge com 337 incêndios, seguindo-se Felgueiras, com 135, Penafiel, 130, Valongo, 125, Gondomar, 108, Vila Verde, 101, Vila Nova de Gaia, 86, Ponte de Lima, 78 e Lousada, também, com 78 ignições.
De acordo com o 3.º relatório provisório “Os concelhos que apresentam maior número de incêndios (quadro 4.2) localizam-se todos a norte do Tejo, e caracterizam-se por elevada densidade populacional, presença de grandes aglomerados urbanos ou utilização tradicional do fogo na gestão agroflorestal. Estes vinte concelhos representam 35% do número total de ocorrências e 12% da área total ardida”.
Segundo o documento e tendo em conta o espaço temporal analisado, “a base de dados nacional de incêndios rurais regista, no período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de julho de 2020, um total de 5294 incêndios rurais que resultaram em 24 680 hectares de área ardida, entre povoamentos (12013 ha), matos (8247 ha) e agricultura (4420 ha)”, lê-se no documento que se encontra disponível no site do ICNF.

“Comparando os valores do ano de 2020 com o histórico dos 10 anos anteriores, assinala-se que se registaram menos 43% de incêndios rurais e menos 34% de área ardida relativamente à média anual do período (quadro 1). O ano de 2020 apresenta, até ao dia 31 de julho, o valor mais reduzido em número de incêndios e o 6.º valor mais baixo de área ardida, desde 2010”, acrescenta o relatório.
Numa reação aos números, entretanto, divulgados, a JSD Paredes publicou na sua página oficial do facebook, uma nota que remete para uma publicação do Jornal de Notícias que destaca o facto do concelho liderar de forma isolada os incêndios no país.
“Hoje acordamos com uma notícia sobre aquilo que já todos sabemos. Segundo a notícia publicada hoje pelo Jornal de Notícias, o 3.° Relatório Provisório de Incêndios Rurais do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – revela que Paredes lidera, de forma completamente isolada, os incêndios em Portugal. E o cenário só não é mais devastador, graças ao trabalho incansável dos nossos soldados da paz”, alude o texto.
A Juventude Social-democrata exige, ainda, o “apuramento de responsabilidades e uma resposta pública da Câmara Municipal de Paredes sobre esta matéria”.
“É urgente perceber o que tem falhado em Paredes!”, destacam os jovens laranjas.
Ao Novum Canal, o líder da JSD Paredes, Jorge Oliveira, lamentou o facto do concelho ser o município com mais ignições rurais, salientando que esta é uma questão que deve preocupar e fazer refletir todos os cidadãos do território.
O líder da JSD Paredes enfatizou, também, a necessidade do município continuar a investir na pedagogia, na implementação de ações de sensibilização e na prevenção como forma de minimizar esta situação e inverter um fenómeno que todos os anos atinge o concelho e a região.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Saúde2022.08.13Estudo revela que vacinação de reforço previne consequências mais graves da doença
Cinfães2022.08.13Cerca de 170 crianças participaram no “Cinfães em Movimento”
Desporto2022.08.13Luís Fernandes, da Rádio Popular – Paredes – Boavista, mantém terceiro lugar na geral individual
Desporto2022.08.13FC Arouca defronta Gil Vicente