Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Paços de Ferreira promove projeto para fomentar inclusão social com foco na formação, qualificação e apoio às famílias mais carenciadas

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

Teve início no dia 1 de julho o projeto CLDS – 4G “Guerreiros a Capacit@r”, iniciativa que tem como objetivos fomentar a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social.

O projeto tem, também, como metas promover a igualdade e a capacitação da comunidade no aceso à formação e qualificação, seja ao nível dos agregados que recebem Rendimento Social de Inserção, jovens que deixaram ou abandonaram o sistema de ensino ou portadores de deficiência.

Segundo Isabel Ferreira, coordenadora do programa, a  iniciativa conta com uma equipa técnica multidisciplinar no terreno composta por cinco técnicas e pretende também atuar em domínios como a qualificação e formação não apenas dos destinatários, cerca de 1500, número que se estima atingir no final do programa, mas também junto dos empresários, com o objetivo de dotar estes atores de instrumentos que lhes permitam mais facilmente aceder ao mercado de trabalho.

No vetor do emprego e da formação, estão previstas ações de como fazer um curriculum, elaborar cartas de apresentação, ofertas de emprego, workshops, entre outras.

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

“Somos um projeto com e para a comunidade pacense”

Ao Novum Canal, Isabel Ferreira recordou que o programa irá, igualmente, intervir nos domínios familiar e parental, sendo que a metodologia a adotar será uma metodologia de proximidade.

“O projeto vale pela sua complementaridade, não se sobrepõe a outros serviços já prestados. Pretendemos primar pela diferença, pela criatividade, atuando numa lógica de proximidade e acompanhamento  dos nossos destinatários. Não vamos aguardar que os destinatários venham até nós. Seremos nós a ir ao seu encontro. Somos um projeto com e para a comunidade pacense”, expressou.

Isabel Ferreira realçou, também, que a definição dos vetores e das áreas prioritárias que integram o programa resultou de dois grandes eixos que foram trabalhados: o diagnóstico elaborado e o Plano de Desenvolvimento Social.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo Programa Operacional, Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. É promovido pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira, tendo como Entidade Coordenadora Local de Parceria a Profisousa e como Entidade Local Executora das Ações a Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso.

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira