Paços de Ferreira promove projeto para fomentar inclusão social com foco na formação, qualificação e apoio às famílias mais carenciadas
Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira
Teve início no dia 1 de julho o projeto CLDS – 4G “Guerreiros a Capacit@r”, iniciativa que tem como objetivos fomentar a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social.
O projeto tem, também, como metas promover a igualdade e a capacitação da comunidade no aceso à formação e qualificação, seja ao nível dos agregados que recebem Rendimento Social de Inserção, jovens que deixaram ou abandonaram o sistema de ensino ou portadores de deficiência.
Segundo Isabel Ferreira, coordenadora do programa, a iniciativa conta com uma equipa técnica multidisciplinar no terreno composta por cinco técnicas e pretende também atuar em domínios como a qualificação e formação não apenas dos destinatários, cerca de 1500, número que se estima atingir no final do programa, mas também junto dos empresários, com o objetivo de dotar estes atores de instrumentos que lhes permitam mais facilmente aceder ao mercado de trabalho.
No vetor do emprego e da formação, estão previstas ações de como fazer um curriculum, elaborar cartas de apresentação, ofertas de emprego, workshops, entre outras.

“Somos um projeto com e para a comunidade pacense”
Ao Novum Canal, Isabel Ferreira recordou que o programa irá, igualmente, intervir nos domínios familiar e parental, sendo que a metodologia a adotar será uma metodologia de proximidade.
“O projeto vale pela sua complementaridade, não se sobrepõe a outros serviços já prestados. Pretendemos primar pela diferença, pela criatividade, atuando numa lógica de proximidade e acompanhamento dos nossos destinatários. Não vamos aguardar que os destinatários venham até nós. Seremos nós a ir ao seu encontro. Somos um projeto com e para a comunidade pacense”, expressou.
Isabel Ferreira realçou, também, que a definição dos vetores e das áreas prioritárias que integram o programa resultou de dois grandes eixos que foram trabalhados: o diagnóstico elaborado e o Plano de Desenvolvimento Social.
Esta iniciativa é cofinanciada pelo Programa Operacional, Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. É promovido pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira, tendo como Entidade Coordenadora Local de Parceria a Profisousa e como Entidade Local Executora das Ações a Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso.

Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Saúde2022.08.13Estudo revela que vacinação de reforço previne consequências mais graves da doença
Cinfães2022.08.13Cerca de 170 crianças participaram no “Cinfães em Movimento”
Desporto2022.08.13Luís Fernandes, da Rádio Popular – Paredes – Boavista, mantém terceiro lugar na geral individual
Desporto2022.08.13FC Arouca defronta Gil Vicente