Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Paços de Ferreira concluído. Falta apenas aprovação do ICNF.

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

O vice-presidente da Câmara de Paços de Ferreira e vereador do ambiente, Paulo Ferreira, confirmou, em declarações ao Novum Canal, que o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do concelho está concluído e deverá ser aprovado nos próximos dias pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O autarca realçou que o município em momento algum esteve desprotegido ou sem estratégia no domínio do combate aos incêndios e proteção da floresta,  realçando que o facto ser um dos territórios com o menor número de ignições e menos área ardida a nível nacional comprova que o município dispõe de uma estratégia.

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

Paulo Ferreira realçou, também, que este é um documento meramente formal, salientando que o atraso na sua conclusão deveu-se ao facto de ter sido feito um trabalho moroso e exaustivo no sentido de que o território não fosse prejudicado na sua capacidade construtiva.

“Nunca esteve em causa a questão da segurança e da defesa da floresta”,  expressou, reiterando que ainda que a desadequação entre o plano atualmente em vigor e o mais recente que aguarda aprovação do ICNF não deixou o concelho desprotegido em termos de combate aos incêndios florestais.