Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Câmara de Lousada promove inquérito com objetivo de conhecer formas de gerir resíduos em casa e nos estabelecimentos comerciais

Fotografia: Câmara de Lousada

A Câmara de Lousada vai promover um inquérito aos munícipes para conhecer formas de gerir em casa e em estabelecimentos comerciais os resíduos domésticos, iniciativa realizada no âmbito do projeto OptiWaMag que visa contribuir para a melhoria dos sistemas de gestão de resíduos em seis regiões da Europa.

Segundo o vereador do Ambiente da Câmara de Lousada, Manuel Nunes, com este inquérito pretende-se “avaliar a disponibilidade dos respondentes para com novas (e antigas!) formas de gerir em casa, e em estabelecimentos comerciais, os seus resíduos domésticos, com particular atenção para o caso dos resíduos orgânicos (biorresíduos, ou seja, resíduos alimentares e resíduos verdes)”, disse, salientando que o inquérito destina-se às famílias, por um lado, e aos estabelecimentos, por outro (restaurantes, estabelecimentos industriais, escolas, serviços públicos,  lares, lojas, etc.) pertencentes ao município.

O autarca realçou que o inquérito está inserido na estratégia ambiental que o município tem para a área do ambiente.

“Todas as questões que dizem respeito ao ambiente e sustentabilidade inscrevem-se na referida estratégia, que visa dar cumprimento local ao Pacto Ecológico Europeu, aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável e demais normativos ambientais”, expressou, sustentando que o inquérito tem como objetivo sensibilizar os lousadenses “para o papel imprescindível que cada um tem na melhoria da qualidade do ambiente e para as suas responsabilidades enquanto cidadãos portugueses e da EU, no que diz respeito à separação e tratamento mais eficiente dos resíduos do município”.

Fotografia: Câmara de Lousada

“As conclusões retiradas do inquérito deverão ser usadas na posterior melhoria do sistema em apreço, naturalmente”, avançou.

Questionado sobre como classifica o sistema de recolha de resíduos em Lousada, Manuel Nunes explicou que Lousada insere-se no sistema de gestão de resíduos da Ambisousa, que trata os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) de seis municípios do Vale do Sousa.

“Por imposições comunitárias, todos os Estados-Membro, até 31 de dezembro de 2023, devem garantir que os biorresíduos são separados e reciclados na origem, ou são recolhidos seletivamente e não são misturados com outros tipos de resíduos. Portanto, todos os países e municípios têm de apressar-se a procurar as melhores soluções para o efeito”, anunciou.

O projeto o OptiWaMag é co-financiado pelo programa Interreg Europe, através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional.

O inquérito é feito em parceria com a Universidade de Aveiro.