Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Rota do Românico dedica filme promocional a Penafiel

Fotografia: Rota do Românico

A Rota do Românico estreou, este domingo, um filme promocional dedicado ao concelho de Penafiel e ao seu vasto património natural, paisagístico e cultural.

O filme integra alguns imóveis integrados no itinerário de visita da Rota do Românico, como o Mosteiro de Paço de Sousa, o Memorial da Ermida, a Igreja de Abragão ou o recentemente aberto Centro de Interpretação da Escultura Românica.

A nova película recomenda igualmente a (re)descoberta do Museu Municipal e do centro histórico de Penafiel, do castro de Monte Mozinho, da aldeia de Quintandona, dos moinhos de Capela e da Quinta da Aveleda.

Na gastronomia e doçaria, o filme não esquece algumas das mais reconhecidas especialidades penafidelenses: a lampreia à Bordalesa, o cabrito assado, os beijinhos de amor e as tortas de São Martinho.

Na animação cultural, são destacadas a feira de São Martinho, a Noite Branca e as festas do Corpo de Deus.

Fotografia: Rota do Românico

Segundo a Rota do Românico, depois do spot, do compacto dos monumentos e dos filmes de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes e Resende, este é o décimo segundo (e último) filme da Rota do Românico destinado à promoção dos municípios que integram o seu território de influência.

A produção destes 14 novos filmes é cofinanciada pelo Turismo de Portugal, no âmbito da operação “Capacitação e Valorização Turística da Rota do Românico”, aprovada pelo Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

Fotografia: Rota do Românico