Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Futebol Clube de Felgueiras 1932 um dos dois clubes na região reconhecido como entidade certificada de nível 4

Futebol Clube de Felgueiras 1932

O Futebol Clube de Felgueiras 1932, clube que milita no Campeonato de Portugal, é a par do FC Paços de Ferreira o emblema que foi distinguido como entidade certificadora de formação nível quatro.  

Ao Novum Canal, o presidente do FC Felgueiras – 1932 regozijou-se com este feito realçando que este reconhecimento é corolário do trabalho e da aposta que a estrutura diretiva tem vindo a realizar em prol da formação.

Leonel Costa esclareceu que no patamar cinco, o máximo, estão clubes como o Benfica, Porto, Sporting, Guimarães, sendo uma honra para o FC Felgueiras  1932 estar no patamar quatro e ser dos poucos da região com quatro estrelas.

O dirigente felgueirense esclareceu que existem vários patamares de certificação, sendo que os clubes que estão no patamar 5, 4 e 3, são as entidades formadoras, constituídos pelas entidades sobretudo vocacionadas e com potencial para formar praticantes para os mais elevados níveis competitivos, nomeadamente para a sua equipa principal, sendo esse o seu principal objetivo.

Já os clubes que integram o patamar 2 e 1, são as escolas de futebol/futsal. Segundo a Federação Portuguesa de Futebol, “estas entidades estão vocacionadas para o incremento, ensino e desenvolvimento dos praticantes. Dentro deste grupo de entidades podem encontrar-se algumas que, não o tendo como principal propósito, acabam por conseguir criar condições para formar praticantes para os mais elevados níveis competitivos”.

O dirigente do FC Felgueiras 1932 esclareceu, ainda, que existem ainda os Centros Básicos de Formação de Futebol/ Futsal (CBFF), entidades que disponibilizam a atividade de futebol/ futsal para os seus praticantes, com as condições mínimas de segurança e apoio/ assistência.

Fotografia: FC Felgueiras 1932

O dirigente realçou, também, que a atribuição das quatro estrelas ao clube faz jus ao trabalho desenvolvido e à aposta em melhorar os recursos humanos e noutras vertentes.

Leonel Costa declarou, também, que o clube conseguiu ter todas as equipas na primeira divisão distrital e ter uma equipa na divisão nacional.

O responsável pelo emblema felgueirense confirmou, também, que a estrutura diretiva pretende continuar a incrementar a formação, fazendo desta o motor de desenvolvimento do emblema, permitindo que os atletas consigam integrar quer a equipa B quer chegar à formação sénior.