Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Lousada assinalou de forma simbólica Festas em Honra do Senhor dos Aflitos

Fotografia: Paróquias de Boim, Cristelos, Pias e Silvares

A vila de Lousada assinalou de forma simbólica as Festas em Honra do Senhor dos Aflitos, festividade que é para muitos lousadenses um dos eventos mais emblemáticos do concelho.

Este ano, devido à crise sanitária que continua a fazer-se sentir na região e no país, a organização teve que adiar o programa que tinha inicialmente previsto, mas ainda assim não quis deixar de assinalar esta data.

O presidente da Comissão de Festas em Honra do Senhor dos Aflitos, Leonel Vieira, reconheceu que apesar de todas as limitações e indefinições provocadas  pela pandemia, a estrutura responsável pela realização das Festas Grandes não quis deixar de assinalar este momento ainda que de forma simbólica, cumprindo  com todas as regras e diretrizes  definidas pela Direção-Geral de Saúde, aquele que é para muitos lousadenses um acontecimento único da região.

“Constitui uma equipa de aproximadamente cem pessoas para organizarmos as festas em Honra do Senhor dos Aflitos – Festas Grandes Lousada 2020. A nossa expetativa era elevada. Tínhamos um programa ambicioso e inovador. A pandemia Covid-19 veio suspender o nosso projeto, e vamos, se as condições sanitárias o permitirem, procurar executá-lo no próximo ano. Este ano fizemos o possível, procuramos celebrar a data de forma diferente, com algumas atividades, cumprindo as regras da Direção Geral de Saúde”, disse, salientando que a organização iluminou o exterior da Capela do Senhor dos Aflitos durante sete noites e lançou uma grande sessão de fogo-de-artifício no domingo à noite.

“Na segunda-feira, a partir das 19,30 h, com o apoio de alguns patrocinadores, um trio elétrico com música percorreu algumas ruas do concelho, procurando levar a festa para fora da Vila de Lousada”, frisou.

Falando das atividades religiosas, Leonel Vieira, destacou que estas foram da exclusiva responsabilidade do padre Paulo Godinho, embora tivessem contado com a participação e com o apoio financeiro da Comissão de Festas.

“Das atividades religiosas destaco o Tríduo da Preparação e a Eucaristia Solene em Honra do Senhor dos Aflitos realizada no domingo à tarde. Em termos musicais, mas numa vertente também religiosa, realço o programa de concertos na e para a vila, com um concerto de órgão no sábado e outro vocal e órgão no domingo”, avançou, salientando que as poucas atividades que a Comissão de Festas organizou foram sempre de forma a não promoverem o ajuntamento de pessoas.

“Mesmo nas de índole religiosa houve sempre o cuidado de seguir todas as regras para que o distanciamento social fosse efetivo. Não tenho qualquer dúvida que nas atividades promovidas pela Comissão de Festas e pela paróquia as regras exigidas pela Direção-Geral de saúde foram escrupulosamente cumpridas”, assegurou.

Apesar de todos os contratempos e da impossibilidade da Comissão de Festas ter cumprido com o programa que tinha inicialmente desenhado, Leonel Vieira confirmou que a sua equipa em 2021 quer concretizar o programa que tinha preparado para este ano.

“Esperamos muito que sim, pois será sinal de que a pandemia foi-se embora. Em 2021 queremos concretizar o programa que tínhamos preparado para este ano. Recordo que temos contratos firmados, nomeadamente com Miguel Araújo, Fulano X, Zé Amaro e com o norte-americano Matt Simons. Desejamos que em 2021, estejamos todos com saúde, mais fortes e unidos para celebramos a vida”, avançou.