Lousada assinalou de forma simbólica Festas em Honra do Senhor dos Aflitos
Fotografia: Paróquias de Boim, Cristelos, Pias e Silvares
A vila de Lousada assinalou de forma simbólica as Festas em Honra do Senhor dos Aflitos, festividade que é para muitos lousadenses um dos eventos mais emblemáticos do concelho.
Este ano, devido à crise sanitária que continua a fazer-se sentir na região e no país, a organização teve que adiar o programa que tinha inicialmente previsto, mas ainda assim não quis deixar de assinalar esta data.
O presidente da Comissão de Festas em Honra do Senhor dos Aflitos, Leonel Vieira, reconheceu que apesar de todas as limitações e indefinições provocadas pela pandemia, a estrutura responsável pela realização das Festas Grandes não quis deixar de assinalar este momento ainda que de forma simbólica, cumprindo com todas as regras e diretrizes definidas pela Direção-Geral de Saúde, aquele que é para muitos lousadenses um acontecimento único da região.
“Constitui uma equipa de aproximadamente cem pessoas para organizarmos as festas em Honra do Senhor dos Aflitos – Festas Grandes Lousada 2020. A nossa expetativa era elevada. Tínhamos um programa ambicioso e inovador. A pandemia Covid-19 veio suspender o nosso projeto, e vamos, se as condições sanitárias o permitirem, procurar executá-lo no próximo ano. Este ano fizemos o possível, procuramos celebrar a data de forma diferente, com algumas atividades, cumprindo as regras da Direção Geral de Saúde”, disse, salientando que a organização iluminou o exterior da Capela do Senhor dos Aflitos durante sete noites e lançou uma grande sessão de fogo-de-artifício no domingo à noite.
“Na segunda-feira, a partir das 19,30 h, com o apoio de alguns patrocinadores, um trio elétrico com música percorreu algumas ruas do concelho, procurando levar a festa para fora da Vila de Lousada”, frisou.
Falando das atividades religiosas, Leonel Vieira, destacou que estas foram da exclusiva responsabilidade do padre Paulo Godinho, embora tivessem contado com a participação e com o apoio financeiro da Comissão de Festas.
“Das atividades religiosas destaco o Tríduo da Preparação e a Eucaristia Solene em Honra do Senhor dos Aflitos realizada no domingo à tarde. Em termos musicais, mas numa vertente também religiosa, realço o programa de concertos na e para a vila, com um concerto de órgão no sábado e outro vocal e órgão no domingo”, avançou, salientando que as poucas atividades que a Comissão de Festas organizou foram sempre de forma a não promoverem o ajuntamento de pessoas.

“Mesmo nas de índole religiosa houve sempre o cuidado de seguir todas as regras para que o distanciamento social fosse efetivo. Não tenho qualquer dúvida que nas atividades promovidas pela Comissão de Festas e pela paróquia as regras exigidas pela Direção-Geral de saúde foram escrupulosamente cumpridas”, assegurou.
Apesar de todos os contratempos e da impossibilidade da Comissão de Festas ter cumprido com o programa que tinha inicialmente desenhado, Leonel Vieira confirmou que a sua equipa em 2021 quer concretizar o programa que tinha preparado para este ano.
“Esperamos muito que sim, pois será sinal de que a pandemia foi-se embora. Em 2021 queremos concretizar o programa que tínhamos preparado para este ano. Recordo que temos contratos firmados, nomeadamente com Miguel Araújo, Fulano X, Zé Amaro e com o norte-americano Matt Simons. Desejamos que em 2021, estejamos todos com saúde, mais fortes e unidos para celebramos a vida”, avançou.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Saúde2022.08.13Estudo revela que vacinação de reforço previne consequências mais graves da doença
Cinfães2022.08.13Cerca de 170 crianças participaram no “Cinfães em Movimento”
Desporto2022.08.13Luís Fernandes, da Rádio Popular – Paredes – Boavista, mantém terceiro lugar na geral individual
Desporto2022.08.13FC Arouca defronta Gil Vicente