Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Centro Cultural e Desportivo da Ordem distinguido como Entidade Formadora Certificada com três estrelas

Fotografia: CCD Ordem

O Centro Cultural e Desportivo da Ordem, Lousada, foi um dos clubes da região que foi distinguido pela Federação Portuguesa de Futebol como Entidade Formadora três estrelas.

Ao Novum Canal, o presidente do clube, Jorge Furtado, reconheceu que esta distinção faz jus ao trabalho sustentável que a direção do clube tem vindo a realizar há vários anos.

“Esta distinção da FPF a par da anterior recebida pelo IPDJ com a Bandeira da Ética, é o reconhecimento do trabalho sustentável que esta direção tem tido nestes 18 anos consecutivos à frente da coletividade. Para o futsal na região esperamos com isto demonstrar que nem só de futebol vive o desporto, mas também nesta modalidade se trabalha sério em prol do desporto. Para o CCD Ordem em particular, espera-se que os atletas do clube se sintam bem, protegidos e confortáveis e para os que pretendam vestir as nossas cores, saibam que aqui se olha para a formação com seriedade e que estes são sem margem para a dúvida o futuro sustentado do clube.”, disse 

O presidente do CCD Ordem reconheceu que a distinção como entidade formadora certificada irá implicar mais responsabilidade no que toca ao processo de formação dos atletas.

“No que ao processo de formação diz respeito, apenas nos acarretará mais responsabilidades, pois é um processo que sempre olhamos como o futuro sustentado da modalidade e dos escalões seniores do clube, que tão boa conta têm dado do recado nos campeonatos distritais e nacionais. Queremos sem dúvida formar mais e melhor os nossos atletas e os que queiram abraçar o nosso projeto”, expressou, sustentando que este foi um processo que a direção e a instituição abraçou em 2018.

“Foi e será um processo que abraçamos em 2018 e que viemos a aprimorar, até aqui chegarmos. No entanto, não foi para ter 3 estrelas, mas sim 4 estrelas que trabalhamos, pois dos 73 critérios obrigatórios, cumprimos 72, com 85,25 pontos, ficando assim a 4,75 pontos das 5 estrelas”, avançou.

Jorge Furtado reconheceu que com a obtenção desta certificação a imagem do clube sairá reforçada.

Fotografia: CCD Ordem

“É verdade que a imagem do CCD Ordem sai reforçada, mas quem nos acompanha, sabe que esta distinção, apenas serve como “cereja em cima do bolo”. Esperamos também que sirva para alertar as instituições públicas, que o desporto amador, também é a sério e que a única diferença é que temos de “fazer moletes sem ovos””, sublinhou, sustentando que ao nível interno e da estrutura organização não estão previstas alterações.

“Não vão existir alterações, mas sim maior exigência, maior rigor e determinação de todos e cada um, que nos seus variados papeis e responsabilidades, têm pela frente quando abraçam o projecto CCDOrdem em cada época desportiva”, assumiu.

 A CCD Ordem tem cerca de 132 atletas a competir federados nos respectivos campeonatos distritais, desde os petizes aos seniores, passando ainda pelos seniores femininos.

Fotografia: CCD Ordem

Na página oficial  do facebook do clube, a direção  realçou que este foi mais um “gigante passo no crescimento do nosso CCD Ordem, que viu reconhecido o trabalho desenvolvido na formação e valorização de atletas no processo formativo no futsal. No nosso processo de Certificação de Entidade Formadoras, obtivemos a pontuação de 85,75 pontos de 100 pontos possíveis, classificação essa suficiente para avaliação de 4 ou até 5 estrelas. Apenas o não cumprimento de um critério, relativo à especialização em medicina desportiva do nosso diretor clínico, que nos impossibilitou de atingir uma atribuição de maior excelência. Um sentimento de dever cumprido e que continuaremos a trabalhar de forma ao reconhecimento pelo nosso exemplar trabalho, na época 2020/2021 faremos tudo para que seja atribuída graduação condizente com a nossa classificação final”, referiu o clube na mensagem deixada na página oficial.