Etar de Arreigada deverá entrar em funcionamento no final de Agosto
Fotografia: Nuno Serra
O vice-presidente da Câmara de Paços de Ferreira referiu, em declarações ao Novum Canal, que a Etar de Arreigada deverá entrar em funcionamento no final deste mês.
O vereador responsável pela pasta do Ambiente da Câmara de Paços de Ferreira já tinha feito alusão ao tema, depois de ter sido inquirido por um munícipe sobre a entrada em funcionamento da infraestrutura, na última assembleia municipal extraordinária, que decorreu nos Paços do Concelho.
O autarca explicou que a obra está concluída, mas divido à crise sanitária e ao facto de Portugal constar na lista de países que enfrentam limitações por causa da pandemia, esta situação impediu que a empresa e os técnicos austríacos responsáveis pela entrada em funcionamento do equipamento não tivessem procedido à colocação das membranas que são usadas para tratamento e que vão permitir o funcionamento da Etar.
O vice-presidente da autarquia pacense declarou que, entretanto, o município efetuou todas as diligências com a empresa austríaca no sentido de proceder a algumas alterações ao que tinha sido contratualizado no sentido da monitorização e a testagem passar a ser feita por controlo remoto, o que, admitiu, irá levar mais algum tempo.
Ao Novum Canal, Paulo Ferreira destacou, ainda, que esta semana efetuou uma visita aos equipamentos da Etar, mostrando-se convicto que com a entrada em funcionamento do tanque de tratamento biológico, ficará resolvido um problema que tem vários anos, que nunca foi solucionado, ficando a Etar de Arreigada a funcionar com o material que mais de moderno existe neste domínio.
A este propósito, o vereador do Ambiente recordou que a Etar está já a fazer o tratamento primário e o tratamento das lamas, faltando apenas entrar em funcionamento do tanque de tratamento biológico.
Na internet, na página “Mataram o Rio Ferreira” são várias as denúncias e os apelos para que as autoridades terminem com o que designam por “cheiros nauseabundos” e um atentado ao ecossistema do Rio Ferreira, colocando em causa a saúde pública das povoações banhados pelo rio.

Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Educação2021.03.05Mais de sete milhões de euros aquisição de material de proteção para as escolas
Comércio2021.03.05Presidente da Câmara de Felgueiras solicita ao Governo a reabertura do pequeno comércio
Região2021.03.05Doentes transplantados querem ser incluídos no grupo prioritário de vacinação da Covid-19
Região2021.03.05Covid-19: Ordem dos Médicos coordena vacinação a médicos que estavam por vacinar