Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

“Passeio Virtual BTT Agrival 2020 Solidário” reverte a favor de instituição particular de solidariedade social de Penafiel

Fotografia: BTT Kunalama

O Grupo Kunalama, grupo criado em 2008, com o objetivo de dinamizar as atividades ligadas ao ciclismo na vertente do BTT, promove de 22 a 30 de agosto, o “Passeio Virtual Agrival 2020 Solidário”.

Segundo a organização, a atividade tem uma vertente solidária e irá ajudar a Associação para o Desenvolvimento da Portela, instituição particular  de solidariedade social, neste momento mais difícil para toda a população, num contexto marcado pela atual crise sanitária que continua a atingir a região e o país..

O Passeio Virtual BTT Kunalama Agrival 2020 Solidário é, de acordo com a organização, um evento inovador que surge “da necessidade de adiamento dos eventos desportivos de massa devido à atual situação de pandemia por Covid-29”. O evento irá ser realizado individualmente por cada participante, com o lema “Desporto a sós, corremos, e pedalamos juntos”, decorrendo online.

Além da promoção do exercício físico, a atividade terá metas angariar fundos e bens alimentares para a Associação para o  Desenvolvimento da Portela.

De acordo com  organização, com os bens e valor angariado através das inscrições pretende-se contribuir para melhorar as dificuldades dos mais desfavorecidos da região e ajudar a população.

O evento será realizado na semana que decorreria a 41ª Agrival 2020, de 22 de Agosto a 30 de Agosto e tem subjacente a ideia de que cada participante possa fazer exercício físico em qualquer momento e em qualquer lugar de Portugal, cumprindo com as regras  de segurança e as diretrizes que definidas pela autoridade nacional de saúde.

Segundo o grupo Kunalama, para participar basta fazer a inscrição no site www.kunalama.com. Quando a inscrição estiver confirmada, o participante irá receber o comprovativo de inscrição. (A inscrição só fica confirmada após pagamento).

 No dia 21 de Agosto 2020, o participante irá receber o dorsal virtual, bem como exemplos de trajetos em GPX (p/equipamentos GPS) para desfrutarem trajetos para caminhada, Trail, BTT e Ciclismo.

Fotografia: BTT Kunalama

Ainda de acordo com a organização, cada participante pode correr, caminhar e pedalar qualquer local ou distância (2km, 5km, 10km….) ou fazer qualquer tipo de desporto.

“A ideia é fazer desporto e pode ser o que estiver mais confortável em fazer. Exemplos de desafios: corrida ou caminhada de 5km, 10km, 21km ou 42km, bicicleta – 30km, 50km, 70km, 100km. O seu desafio tem de ser realizado entre os dias 22 a 30 de agosto 2020. Quando concluírem o desafio devem enviar por email para newkunalama@gmail.com o comprovativo da distância concluída, ou uma selfie em que se veja que esteja a praticar desporto (foto/print do Polar, Garmin, Sunnto, Strava, etc)”, referiu a organização que explicou que todos os participantes recebem um diploma de participação digital, com o tipo de desportos executados e quilómetros feitos que informaram.

O grupo esclareceu que a angariação de fundos será a favor da Associação para o Desenvolvimento da Portela, sendo que a entrega do valor será feita pelos BTT Kunalama à instituição.

“O Passeio Virtual BTT Kunalama Agrival 2020 Solidário não é um evento competitivo, nem nunca foi nos anos anteriores pelos BTT Kunalama organizados. Por ser um evento solidário não haverá classificações apoios ao participantes, sem aglomerações e completamente autónomos. Todos os participantes irão receber um diploma de participação digital pela presença neste evento solidário. Seja solidário e mantenha-se ativo fazendo desporto. Apesar de estarmos sós, estaremos juntos a ajudar quem mais precisa”, lê-se na nota informativa que foi remetida para o Novum Canal.

O coordenador Grupo BTT Kunalama Spirit, Bruno Bartes, manifestou que apesar dos constrangimentos com que estamos confrontados, a prova conta já com inscrições de participantes estrangeiros que conhecem e acompanham habitualmente o grupo Kunalama, sendo expectável que o número de participantes possa situar-se entre os 100 e os 200.

Bruno Bartes destacou, também, que a organização irá tentar disseminar o máximo de informação possível com o objetivo de chegar ao maior número de pessoas, obtendo uma  quantia entre os 500 a mil euros que serão posteriormente entregues à Associação para o Desenvolvimento da Portela que devido à situação epidemiológica teve que encerrar o centro de dia e necessita do apoio de todos.

Bruno Bartes realçou, ainda, que no dia 30 de agosto o grupo Kunalama vai estar no Parque de Feiras e Exposições de Penafiel a angariar bens alimentares que serão entregues quer aos utentes da associação que se comprove tenham dificuldades económicas, quer às famílias carenciadas do concelho.