“Passeio Virtual BTT Agrival 2020 Solidário” reverte a favor de instituição particular de solidariedade social de Penafiel
Fotografia: BTT Kunalama
O Grupo Kunalama, grupo criado em 2008, com o objetivo de dinamizar as atividades ligadas ao ciclismo na vertente do BTT, promove de 22 a 30 de agosto, o “Passeio Virtual Agrival 2020 Solidário”.
Segundo a organização, a atividade tem uma vertente solidária e irá ajudar a Associação para o Desenvolvimento da Portela, instituição particular de solidariedade social, neste momento mais difícil para toda a população, num contexto marcado pela atual crise sanitária que continua a atingir a região e o país..
O Passeio Virtual BTT Kunalama Agrival 2020 Solidário é, de acordo com a organização, um evento inovador que surge “da necessidade de adiamento dos eventos desportivos de massa devido à atual situação de pandemia por Covid-29”. O evento irá ser realizado individualmente por cada participante, com o lema “Desporto a sós, corremos, e pedalamos juntos”, decorrendo online.
Além da promoção do exercício físico, a atividade terá metas angariar fundos e bens alimentares para a Associação para o Desenvolvimento da Portela.
De acordo com organização, com os bens e valor angariado através das inscrições pretende-se contribuir para melhorar as dificuldades dos mais desfavorecidos da região e ajudar a população.
O evento será realizado na semana que decorreria a 41ª Agrival 2020, de 22 de Agosto a 30 de Agosto e tem subjacente a ideia de que cada participante possa fazer exercício físico em qualquer momento e em qualquer lugar de Portugal, cumprindo com as regras de segurança e as diretrizes que definidas pela autoridade nacional de saúde.
Segundo o grupo Kunalama, para participar basta fazer a inscrição no site www.kunalama.com. Quando a inscrição estiver confirmada, o participante irá receber o comprovativo de inscrição. (A inscrição só fica confirmada após pagamento).
No dia 21 de Agosto 2020, o participante irá receber o dorsal virtual, bem como exemplos de trajetos em GPX (p/equipamentos GPS) para desfrutarem trajetos para caminhada, Trail, BTT e Ciclismo.

Ainda de acordo com a organização, cada participante pode correr, caminhar e pedalar qualquer local ou distância (2km, 5km, 10km….) ou fazer qualquer tipo de desporto.
“A ideia é fazer desporto e pode ser o que estiver mais confortável em fazer. Exemplos de desafios: corrida ou caminhada de 5km, 10km, 21km ou 42km, bicicleta – 30km, 50km, 70km, 100km. O seu desafio tem de ser realizado entre os dias 22 a 30 de agosto 2020. Quando concluírem o desafio devem enviar por email para newkunalama@gmail.com o comprovativo da distância concluída, ou uma selfie em que se veja que esteja a praticar desporto (foto/print do Polar, Garmin, Sunnto, Strava, etc)”, referiu a organização que explicou que todos os participantes recebem um diploma de participação digital, com o tipo de desportos executados e quilómetros feitos que informaram.
O grupo esclareceu que a angariação de fundos será a favor da Associação para o Desenvolvimento da Portela, sendo que a entrega do valor será feita pelos BTT Kunalama à instituição.
“O Passeio Virtual BTT Kunalama Agrival 2020 Solidário não é um evento competitivo, nem nunca foi nos anos anteriores pelos BTT Kunalama organizados. Por ser um evento solidário não haverá classificações apoios ao participantes, sem aglomerações e completamente autónomos. Todos os participantes irão receber um diploma de participação digital pela presença neste evento solidário. Seja solidário e mantenha-se ativo fazendo desporto. Apesar de estarmos sós, estaremos juntos a ajudar quem mais precisa”, lê-se na nota informativa que foi remetida para o Novum Canal.
O coordenador Grupo BTT Kunalama Spirit, Bruno Bartes, manifestou que apesar dos constrangimentos com que estamos confrontados, a prova conta já com inscrições de participantes estrangeiros que conhecem e acompanham habitualmente o grupo Kunalama, sendo expectável que o número de participantes possa situar-se entre os 100 e os 200.
Bruno Bartes destacou, também, que a organização irá tentar disseminar o máximo de informação possível com o objetivo de chegar ao maior número de pessoas, obtendo uma quantia entre os 500 a mil euros que serão posteriormente entregues à Associação para o Desenvolvimento da Portela que devido à situação epidemiológica teve que encerrar o centro de dia e necessita do apoio de todos.
Bruno Bartes realçou, ainda, que no dia 30 de agosto o grupo Kunalama vai estar no Parque de Feiras e Exposições de Penafiel a angariar bens alimentares que serão entregues quer aos utentes da associação que se comprove tenham dificuldades económicas, quer às famílias carenciadas do concelho.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Bombeiros2022.08.17Em atualização/Penafiel: Acidente na saída da A4 faz três feridos
Geral2022.08.16Arouca: Despiste seguido de capotamento faz um ferido
Desporto2022.08.16Mike Moura reforça equipa sénior do FC Felgueiras 1932
Desporto2022.08.16Portugal fecha Europeu de pista com quarto lugar que sabe a pódio