Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Infantário do Centro Escolar de Raimonda volta a ter três turmas

Fotografia: Junta de Freguesia de Raimonda

O infantário do Centro Escolar de Raimonda vai voltar a contar com três turmas.

O Novum Canal, o presidente da Junta de Freguesia de Raimonda, Jocelino Moreira, confirmou que no centro escoar já no próximo ano letivo vai arrancar com as três turmas, uma ambição que o executivo da freguesia perseguia há algum tempo.

O autarca declarou que o mandato anterior, a freguesia tinha perdido uma sala do infantário, facto que originou que os pais dos alunos afetados optassem por inscrever os filhos fora da freguesia, noutros concelhos.

“ Durante os últimos anos várias foram as crianças raimondenses que tiveram de ser inscritas noutras freguesias. Para a Junta de Freguesia, este era um problema grave e desde o início que lutamos para reverter a situação. Aliás desde que iniciamos funções que a escola é uma das nossas prioridades!”, disse, regozijando com a reversão desta situação e sustentando que o regresso das três turmas ao infantário faz jus ao trabalho desenvolvido, nomeadamente a coordenação da escola, Agrupamento de Freamunde e Junta de Freguesia, assim como Vera Martins, pela persistente colaboração.

Fotografia: Junta de Freguesia de Raimonda

Jocelino Moreira destacou, também, que para a constituição da terceira turma foi decisiva o aumento (mesmo que ligeiro) do número de nascimentos, assim como o trabalho conjunto entre as entidades referidas.

O presidente da junta de freguesia esclareceu, ainda, que o 1.° ciclo manterá as cinco turmas, sendo que nenhuma será mista.

Ao Novum Canal, Jocelino Moreira avançou, ainda, que curto prazo, a freguesia poderá ter novas notícias, agora com a construção de uma creche, num processo que está a ser liderado  pelo Centro Social da freguesia, a única instituição particular de solidariedade social existente em Raimonda, que apresentou uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).

O presidente  da junta de freguesia afirmou estar expectante e otimista quanto ao desfecho deste processo, garantindo que a existência desta valência seria mais uma resposta social ao serviço da comunidade que iria permitir que os pais usufruíssem de um espaço com todas as condições para aí colocarem as suas crianças.

Jocelino Moreira recordou, por outro lado, que quer a aposta no infantário, agora, com o regresso da terceira turma, quer a constituição de uma creche, caso a candidatura venha a ser aprovada, são uma mais-valia para a comunidade local e corolário do trabalho que a freguesia em articulação com vários atores e agentes ligados à área da educação têm vindo  a concretizar.