Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Filme de Regina Pessoa “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias” arrecada prémio da melhor banda sonora em Espanha

Fotografia: Casa Museu de Vilar

O filme “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias”, de Regina Pessoa, realizadora com várias obras premiadas a nível nacional e internacional, residente na Casa Museu de Vilar, em Lousada, foi mais uma vez galardoado, desta feita, no Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, que decorreu em Espanha.

O filme de animação de Regina Pessoa foi galardoado na categoria “Prémio de Melhor Música Original”, sendo a banda sonora composta pelo compositor canadiano Normand Roger.

Ao Novum Canal, Abi Feijó, cineasta igualmente conhecido, com várias obras premiadas, também residente da Casa Museu de Vilar, reconheceu que a música  premiada é verdadeiramente excecional, enquadra-se no trabalho e na obra “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias”, película que já tinha sido galardoada em concursos internacionais.

Abi Feijó realçou que esta foi a terceira vez que a banda sonora do filme de animação de Regina Pessoa mereceu a aprovação e o reconhecimento do júri.

Fotografia: Casa Museu de Vilar

Falando da banda sonora, Abi Feijó esclareceu que a música que enquadra o filme, é um original do compositor feito à medida para esta obra, realçando que resultado final superou as melhores expectativas.

De acordo com Abi Feijó, a própria Regina Pessoa teve um trabalho determinante na orientação da banda sonora, em articulação com o compositor canadiano, na medida em que escolheu e selecionou os ambientes, classificando o resultado final como “fabuloso”.

Ao Novum Canal, Abi Feijó esclareceu, inclusive, que a Casa Museu Vilar tem patente uma exposição em Vila do Conde precisamente enquadrada pela banda sonora de Normand Roger, o que lhe confere um ambiente único e constituiu uma mais-valia quer para a própria mostra quer para o visitante.

Refira-se “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” resulta de uma co-produção entre Portugal e França.

A película obteve já vários galardões, nomeadamente no Festival  Annie Awards (EUA), Annecy (França), e arrecadou vários prémios no Brasil, Letónia e Japão.

A concurso do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz estiveram 24 curtas-metragens e 480 filmes de cineastas espanhóis e portugueses.