Filme de Regina Pessoa “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias” arrecada prémio da melhor banda sonora em Espanha
Fotografia: Casa Museu de Vilar
O filme “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias”, de Regina Pessoa, realizadora com várias obras premiadas a nível nacional e internacional, residente na Casa Museu de Vilar, em Lousada, foi mais uma vez galardoado, desta feita, no Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, que decorreu em Espanha.
O filme de animação de Regina Pessoa foi galardoado na categoria “Prémio de Melhor Música Original”, sendo a banda sonora composta pelo compositor canadiano Normand Roger.
Ao Novum Canal, Abi Feijó, cineasta igualmente conhecido, com várias obras premiadas, também residente da Casa Museu de Vilar, reconheceu que a música premiada é verdadeiramente excecional, enquadra-se no trabalho e na obra “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias”, película que já tinha sido galardoada em concursos internacionais.
Abi Feijó realçou que esta foi a terceira vez que a banda sonora do filme de animação de Regina Pessoa mereceu a aprovação e o reconhecimento do júri.

Falando da banda sonora, Abi Feijó esclareceu que a música que enquadra o filme, é um original do compositor feito à medida para esta obra, realçando que resultado final superou as melhores expectativas.
De acordo com Abi Feijó, a própria Regina Pessoa teve um trabalho determinante na orientação da banda sonora, em articulação com o compositor canadiano, na medida em que escolheu e selecionou os ambientes, classificando o resultado final como “fabuloso”.
Ao Novum Canal, Abi Feijó esclareceu, inclusive, que a Casa Museu Vilar tem patente uma exposição em Vila do Conde precisamente enquadrada pela banda sonora de Normand Roger, o que lhe confere um ambiente único e constituiu uma mais-valia quer para a própria mostra quer para o visitante.
Refira-se “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” resulta de uma co-produção entre Portugal e França.
A película obteve já vários galardões, nomeadamente no Festival Annie Awards (EUA), Annecy (França), e arrecadou vários prémios no Brasil, Letónia e Japão.
A concurso do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz estiveram 24 curtas-metragens e 480 filmes de cineastas espanhóis e portugueses.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Região2021.03.01Governo avança com constituição de grupo para rever norma de dádiva de sangue
GNR2021.03.01Entre 15 e 28 de fevereiro foram detidas 31 pessoas por crime de desobediência
Região2021.03.01Persistem no país 680 surtos ativos de Covid-19 (menos 166 do que há duas semanas)
Economia2021.03.01Alojamento e restauração mais afetados pela pandemia durante segundo confinamento