Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Câmara de Penafiel evoca dia dedicado aos idosos com vídeo publicado na página do município

Fotografia: Câmara de Penafiel

A Câmara de Penafiel  postou, este domingo, dia dedicado aos avós, um vídeo/reportagem dedica aos avós, com alguns dos momentos mais emblemáticos desta efeméride única no país, numa cerimónia revestida de simbolismo e na impossibilidade de o fazer no Parque da Cidade, como vem sendo tradição.

Tradicionalmente a data comemora-se a 26 de julho, com milhares de idosos do concelho e da região a concentrarem-se em Penafiel, num evento repleto de atividades, animação, alegria e entretenimento.

Durante a efeméride, a autarquia aproveita para homenagear o idoso mais velho do concelho, com a confeção de um bolo e o cantar dos parabéns, num ato que conta com milhares de outros idosos e que nos últimos anos tem tido com protagonista central, Vitorino Fernandes.

Têm sido, também, vários os artistas que se têm associado a este evento e que num verdadeiro ambiente de confraternização e num autêntico ambiente intergeracional, em que novos e mais velhos convivem e participam nas atividades propostas.

Numa mensagem transmitida vida internet, o presidente da Câmara de Penafiel, António de Sousa, realçou o papel de Ana Elisa do Couto, cidadã natural de Penafiel e mentora do dia dos avós em Portugal.

“Ana Elisa do Couto foi ela que com a sua determinação, com a sua tenacidade conseguiu convencer a Assembleia da República a decretar este dia como sendo o Dia dos Avós. Em Penafiel temos a tradição de comemorar este dia há alguns anos a esta parte, juntando milhares de avós, com os milhares de familiares no Parque da Cidade num dia de convívio. Este ano devido à situação que é de todos conhecida não o podemos fazer. Hoje é mais importante cuidarmos da saúde, da segurança de todos e por isso celebramos este dia de forma diferente”,  disse, salientando que a autarquia não poderia deixar de celebrar esta data apesar de todos os constrangimentos e diretrizes impostas pela Direção-Geral de Saúde na sequência da crise sanitária..

Apesar de todos os contratempos, o autarca prometeu voltar a celebrar já no próximo ano, esta data, com a pompa e circunstância que lhe é reconhecida, fomentando um verdadeiro encontro intergeracional e de famílias para uma grande festa e uma grande celebração.

Fotografia: Câmara de Penafiel

“Entretanto, teremos de continuar a cumprir as regras com muito cuidado e contenção para que rapidamente esta pandemia nos deixe”, expressou, acrescentado que Ana Elisa do Couto penafidelense dedicou vários anos da sua vida para implementar um dia de todos os avós, homenageando-os enquanto transmissores de cultura, história e sabedoria e enfatizando o vínculo que representam entre as antigas e novas gerações. o papel  que Ester é o dia em que recordamos a memória de São Joaquim e Santa Ana avós de Jesus.

O vídeo veicula alguns depoimentos de idosos sobre a importância desta data, assim como o valor dos netos.

Num desses testemunhos, Vitorino Fernandes admitiu querer continuar a somar mais anos de vida, mas vividos um de cada vez.

Noutro testemunho, uma idosa assumiu que além do amor dos filhos, há os netos e o apego a estes que, às vezes, supera o amor até dos filhos.

Noutro outro testemunho, um idoso admitiu ser difícil quantificar  o amor dos filhos e dos netos, sendo ambos importantes.

Noutro testemunho, um casal de Penafiel referiu que além do amor e o apego aos netos, ser idoso é também ter o apoio da família, ter saúde, ser amado e acarinhado.

Neste vídeo, o pároco de Penafiel, padre Paulo Jorge deixou  também uma palavra especial de congratulação aos mais idosos.

“Quero felicitar-vos pela vossa vida como avós, pelos vossos netos, pelos vosso filhos e desejar que este seja um dia feliz. Sem estas distâncias que nos obrigaram a estar longe uns dos outros, que possais ser acrescento de ternura, de vida e de sabedoria para os vosso netos”, avançou.