Diretora do Românico apela a que apreciadores do património votem no Centro de Interpretação do Românico
Fotografia: Rota do Românico
A Diretora da Rota do Românico, Rosário Machado, apelou, esta sexta-feira, aos admiradores e apreciadores do património do Românico, estilo que dominou na Europa na Idade Media, para que votem no projeto Centro de Interpretação do Românico, um dos cinco finalistas dos Prémios Architizer A+, um dos concursos mais relevantes nesta área.
Rosário Machado relembrou que o Centro de Interpretação do Românico foi alvo já de várias nomeações e prémios a nível internacional, assumindo-se efetivamente como uma obra que funciona como um equipamento de divulgação do património histórico-cultural e distingue-se pelo “arrojo da sua arquitetura contemporânea”.

A responsável pela Rota do Românico confirmou que o edifício define-se, igualmente, pelas “múltiplas experiências interativas proporcionadas pelos seus conteúdos museográficos”.
Rosário Machado destacou, ainda, que este espaço afigura-se como o cenário ideal para conhecer um pouco mais a história do românico, o seu estilo e enquadramento que surgiu na Europa e vigorou também em Portugal.
Refira-se que a Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
O Centro de Interpretação do Românico foi inaugurado no dia 27 de setembro de 2018.
Os prémios serão anunciados no final deste mês.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Bombeiros2022.08.17Em atualização/Penafiel: Acidente na saída da A4 faz três feridos
Geral2022.08.16Arouca: Despiste seguido de capotamento faz um ferido
Desporto2022.08.16Mike Moura reforça equipa sénior do FC Felgueiras 1932
Desporto2022.08.16Portugal fecha Europeu de pista com quarto lugar que sabe a pódio