Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Diretora do Românico apela a que apreciadores do património votem no Centro de Interpretação do Românico

Fotografia: Rota do Românico

A Diretora  da Rota do Românico, Rosário Machado, apelou, esta sexta-feira, aos admiradores e apreciadores do património do Românico, estilo que dominou na Europa na Idade Media, para que votem no projeto Centro de Interpretação do Românico, um dos cinco finalistas dos Prémios Architizer A+, um dos concursos mais relevantes nesta área.

Rosário  Machado relembrou que o Centro de Interpretação do Românico foi alvo já de várias nomeações e prémios a nível internacional, assumindo-se efetivamente como uma obra que funciona como um equipamento de divulgação do património histórico-cultural e distingue-se pelo “arrojo da sua arquitetura contemporânea”.

Fotografia: Rota do Românico

A responsável pela Rota do Românico confirmou que o edifício define-se, igualmente, pelas “múltiplas experiências interativas proporcionadas pelos seus conteúdos museográficos”.

Rosário Machado destacou, ainda, que este espaço afigura-se como o cenário ideal para conhecer um pouco mais a história do românico, o seu estilo e enquadramento que surgiu na Europa e vigorou também em Portugal.

Refira-se que a Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

O Centro de Interpretação do Românico foi inaugurado no dia 27 de setembro de 2018.

Os prémios serão anunciados no final deste mês.