Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Centro de Interpretação do Românico entre os cinco finalistas dos Prémios Architizer

Fotografia: Rota do Românico

A obra do Centro de Interpretação do Românico, do atelier de arquitetura e design Spaceworkers, localizado em Paredes, é um dos cinco projetos que chegou à fase final dos Prémios Architizer.

Segundo Rui Dinis, do gabinete de arquitetura Spaceworkers, para a empresa é um orgulho ter esta obra, que já arrecadou vários prémios a nível internacional, entre os cinco melhores projetos a nível internacional na plataforma internacional online Architizer A+.

Os vencedores serão conhecidos no final deste mês.

Ao Novum  Canal, Rui Dinis reconheceu ser um privilegio competir com outros projetos à escala internacional, realçando que o facto do Centro Interpretação do Românico constar da lista dos cinco projetos finalistas é já uma vitória e faz jus ao trabalho que o gabinete tem vindo a realizar.

“Ter chegado a esta fase já foi excelente. Agora, temos consciência que os restantes projetos também têm o seu mérito”, afirmou.

Falando do Centro Interpretação do Românico, Rui Dinis realçou que o edifício  pretende fazer a ligação entre o românico, integrando elementos desse período e fazendo a transição da Idade Média para os dias de hoje.

Rui Dinis esclareceu que o espaço tem uma volumetria que integra diferentes volumes e com diferentes dimensões e alturas, caracterizando-se pela monumentalidade típica dos edifícios desta época.

Rui Dinis manifestou, também, que além da questão visual que está bem patente no projeto e na forma como este foi concebido, a dupla de arquitetos procurou reproduzir a sensação dos espaços, sendo o seu interior caracterizado pela largura dos corredores e das passagens.

Fotografia: Rota do Românico

O Centro Interpretação do Românico distingue-se pelo monumentalidade da sua arquitetura contemporânea, sendo constituído por “uma superfície expositiva de cerca de 650 metros quadrados, distribuídos por um amplo átrio central e por seis salas temáticas”

O Centro de Interpretação do Românico foi inaugurado no dia 27 de setembro de 2018, situa-se em Lousada, sendo um veículo e um instrumento de divulgação dos elementos que caracterizam este estilo que marcou Portugal e a Europa durante vários séculos da Idade Média.