Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Afluente do Rio Ferreira poluído um dia depois de terem sido colocados vários peixes

Fotografia: Junta de Freguesia de Raimonda

O afluente do Rio Ferreira,  um pequeno riacho  na freguesia de Raimonda, concelho de Paços de Ferreira, apareceu com uma coloração esbranquiçada um dia depois da Junta de Freguesia lá ter colocado 12 peixes.

O autarca afirmou que o local, que integra um tanque público, em tempos foi um  sítio bastante frequentado, continua a ser utilizado por várias pessoas, mas que se encontrava em mau estado, o que suscitou uma requalificação por parte da Junta de Freguesia.

Jocelino Moreira  destacou que, no âmbito da requalificação realizada na zona, foi feita uma limpeza, colocadas pedras e uma pequena barragem, dando uma nova dignidade ao local.

O presidente da Junta de Freguesia de Raimonda referiu que na terça-feira e para tornar o espaço ainda mais atrativo foram colocados 12 peixes no Tanque de Parada, tendo, no dia seguinte sido contactado por um utilizador daquele espaço, dando conta que o riacho apresentava uma coloração esbranquiçada.

Jocelino Moreira esclareceu que de imediato procedeu à renovação da água e à limpeza da  zona, no sentido de minimizar o problema, o que de certa forma foi conseguido.

Fotografia: Junta de Freguesia Raimonda

“ Colocamos 12 “novos inquilinos” no Rio, em Parada. Após obras de conservação do Tanque de Parada, decidimos criar um “espelho” de água e colocamos uns peixes para dar um aspeto mais natural. Esta terça-feira noticiámos a colocação de peixes no rio, junto ao tanque de Parada. A ideia era acrescentar mais um pormenor, dar mais brilho ao espaço, torná-lo mais natural… Acabamos de ser confrontados com este cenário!!! Juntamente com voluntários renovamos a água e fizemos limpeza da zona. A ver vamos se os peixes sobrevivem!”, disse.

O autarca não escondeu a tristeza  por este ato, declarando não acreditar em coincidências.

“Há seres humanos que tudo fazem para nos fazer desistir… Lamentando e repudiando o ato, desistir de lutar por uma terra melhor? Nunca!!!!”, escreveu na página oficial da Junta de Freguesia, acrescentando que a situação irá ser reportar junto das autoridades.