Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Nélson Oliveira satisfeito após encontro com secretária de Estado para criação de novas respostas sociais em Lousada

O vereador Nelson Oliveira da Câmara de Lousada disse, ao Novum Canal, estar satisfeito com os resultados do encontro online, desta terça-feira, com a secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, que contou com a presença do chefe do executivo, Pedro Machado e que teve como tema central a necessidade da criação de novas respostas sociais em Lousada.

Segundo o autarca, a reunião com a governante teve  como meta fazer um ponto da situação das candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (Pares), tendo a governante dado boa conta do andamento das candidaturas, assumindo que as mesmas estão bem instruídas.

“Obviamente depois deste encontro com a secretária de Estado estamos esperançosos e otimistas que essas candidaturas possam materializar-se em investimentos no domínio da construção de creches”, disse, salientando que esta é uma área em que efetivamente há falta de respostas sociais.

O autarca confirmou, também, que a autarquia está igualmente interessada na possível abertura de uma outra fase de candidaturas para a construção de lares, centros de dia (Idosos) ou lar residencial, CAO (deficiência), cuja abertura das candidaturas poderá acontecer já nos próximos meses.

Nesta matéria, o responsável pela ação social da autarquia lousadense concretizou que o município está já a fazer o trabalho prévio, contactou, entretanto, com várias instituições do concelho, no sentido de aquilatar do interesse das mesmas antes da abertura oficial do aviso.

O vereador defendeu que a autarquia está empenhada para que algumas destas respostas sejam uma realidade a curto prazo.