Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Festival literário tornou Lamego centro criador de poesia

A Língua Portuguesa, o nosso amado idioma, ganhou asas em verso durante o festival literário “Lamego, Cidade Poema” apresentado exclusivamente em livestream, a partir do Teatro Ribeiro Conceição (TRC).

Fotografia: CM Lamego

Um diálogo descontraído em torno do processo de escrita e do mundo dos livros com a reputada poetisa Ana Luísa Amaral ou a conversa “A propósito de Liberdade”, com o Oceano Atlântico pelo meio, com o dramaturgo brasileiro David Massena contribuíram para tornar a cidade duriense na capital da poesia e da literatura.

“Amar ou odiar: ou tudo ou nada!”. Estes versos de Fausto Guedes Teixeira, evocadas no momento em que se assinalam os 80 anos do falecimento do poeta lamecense, serviram de mote à terceira edição desta original iniciativa. “É um tema provocador. Nesta região não somos tudo ou nada. Devemos ser uma continuidade do que fomos, a afirmação do presente e um futuro que a todos integre e aceite as adversidades e as diferenças. Este é um festival para todos”, sublinha o Presidente Ângelo Moura.

A preparação do evento “Lamego, Cidade Poema” começou há alguns meses, com a dinamização da iniciativa “Agora o Poeta és tu” junto dos alunos do 1.º Ciclo e das escolas secundárias do concelho. Os jovens responderam com mais de 150 poemas. Entre sessões intimistas ou mais encenadas, deu-se ainda voz a poetas e escritores, abrindo as portas do TRC à poesia, para ouvir quem lhe dá alma.

Organizada pelo Município de Lamego e pela Rede de Bibliotecas, “Lamego, Cidade Poema” constitui uma das grandes apostas na vertente cultural da autarquia inserida numa estratégia pedagógica de promoção do livro e da leitura. Encerra, no próximo dia 26 de setembro, com a atuação musical do projeto Vítor Blue que incluirá a orquestração dos poemas vencedores da iniciativa “Poemas com Melodia”.