Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Delegada de Saúde advertiu para necessidade de não baixar a guarda no combate à pandemia

A delegada de Saúde, Maria de Fátima Silva Marques, também, Coordenadora da Unidade de Saúde Publica de Paredes advertiu, esta manhã, no âmbito da cerimónia comemorativa do feriado municipal, para a necessidade das pessoas não baixarem a guarda e continuarem a cumprir com as diretrizes emanadas pela autoridade de saúde local e nacional no combate à crise sanitária.

“Este momento de homenagem às trabalhadores e trabalhadores que estiveram na luta da frente não quer dizer que o Covid-19 acabou. Mantenhámo-nos atentos, vamos cumprir os nossos deveres cívicos, cumprir os cuidados e cumprir as orientações para diminuirmos o risco”, expressou, numa alusão à necessidade da comunidade se manter atenta e vigilante, cumprindo com os procedimentos e orientações definidas nesta matéria.

Maria Fátima Silva Marques realçou, também, o trabalho que foi necessário empreender na fase mais aguda da crise sanitária, enaltecendo ao mesmo tempo o trabalho de toda a equipa que com ela trabalhou e colaborou.  

“Na fase da pandemia fizemos o trabalho de formiga, andámos à procura dos casos positivos e à procura de todos os seus contactos para assim podermos cortar a cadeia de transmissão. O nosso desejo é que houvesse menos doentes, menos doentes a recorrer ao hospital, que houvesse menos mortes e que houvesse menos necessidade de cuidados intensivos. É este o papel da saúde pública. Estamos a falar de um trabalho que não se vê, é o trabalho da formiga, mas que tem repercussões na saúde pública. Tenho que agradecer às instituições, às forças militares e às autarquias. Trabalhamos em equipa e só assim somos um todo. Obrigado à população por, muitas vezes, ter cumprido com as diretrizes e orientações da autoridade de saúde local e nacional”, expressou.

Maria Fátima Silva Marques distinguiu-se pelo mérito de atuar na prevenção e na promoção da saúde de toda a comunidade, residente na área geográfica do ACES Tâmega II Vale do Sousa Sul. Esta unidade conta com uma equipa multidisciplinar de 16 profissionais dedicados aos cuidados de saúde primários, fazendo da unidade de saúde pública de Paredes um pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde.

Como autoridade de saúde desde 1990, Fátima Marques intervém ativamente no concelho de Paredes na defesa da saúde pública, tendo sido durante a pandemia um elemento-chave do trabalho de prevenção e atuação do município.