Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Câmara de Paredes evoca Festas da Cidade e do Concelho com mostra fotográfica com Santos Padroeiros

Fotografia: Câmara de Paredes

A Câmara de Paredes instalou uma mostra fotográfica que integra os santos padroeiros do concelho.

Ao longo da principal artéria da cidade, na Avenida da República, foram instalados a imagem dos vários santos de cada uma das paróquias, numa iniciativa que tem como objetivo assinalar a Festa em Honra do Divino Salvador, as Festas da Cidade e do Concelho e que este ano pelas razões que são do domínio  público, devido à crise sanitária que afeta o país não será possível concretizar.

Ao Novum Canal, a vereadora Beatriz Meireles realçou que apesar das restrições impostas pelas autoridades, o município optou por não esquecer aquela que é uma tradição e um momento ímpar no concelho e promoveu a instalação esta mostra que é também, uma singela homenagem aos Santos Padroeiros e à memória do Cancioneiro de Monsenhor Moreira das Neves.

A mostra fotográfica integra 24 imagens, tantas quantas as paróquias do município.

Fotografia: Câmara de Paredes

A autarca destacou, também, que a ideia de fazer uma instalação ao ar livre, numa das principais artérias da urbe, teve como princípio base evitar os ajuntamentos, conforme recomendação das autoridades de saúde locais e nacionais permitindo quer aos fiéis quer às pessoas, de uma forma geral, recordar os santos padroeiros de cada uma das paróquias, com total segurança.

Beatriz Meireles confirmou, também, que domingo, a missa festiva, será presidida pelo atual Bispo Auxiliar do Porto e antigo pároco de Castelões de Cepeda e Madalena, Vitorino Soares, pároco natural de Penafiel, num momento que será seguramente aguardado pelos fiéis e todos os paredenses.

A autarca esclareceu, ainda, que ao contrário do que tem sucedido em anos anteriores, este ano, a tradicional procissão não se realizará.

Questionada sobre os impactos que a não realização da festividade no seu todo terá ao nível local e nas suas atividades económicas, a autarca reconheceu que os impactos serão significativos, salientando, no entanto, que a autarquia tem estado a trabalhar no sentido de minimizar esses contratempos e continuar a promover as tradições e as manifestações culturais.