Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

65.º Campeonato Portugal 2020 (Rallycross, kartcross e Super Buggy) contou com mais de 80 participantes

Fotografia: Clube Automóvel de Lousada

O presidente do Clube Automóvel de Lousada, Luís Marinho, afirmou, em declarações ao Novum Canal, que o 65.º Campeonato Portugal 2020 (Rallycross, kartcross e Super Buggy)  que decorreu na pista da Costilha, em Lousada, foi um sucesso e contou com mais de 80 participantes.

O responsável pelo Automóvel Clube de Lousada (CAL) confirmou que foram garantidas e cumpridas todas as indicações e diretrizes de Direção-Geral de Saúde e implementado o plano de contingência da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting( FPAK), tendo os pilotos, mecânicos das  equipas concorrentes e demais “staff” acatado todas as indicações, nomeadamente usos de máscaras, higienização, entre outras, isto apesar do imenso calor que se fez sentir.

“A prova foi um sucesso, cumprimos com todas as recomendações e orientações e decorreu  sem incidentes”, expressou, salientando que além dos 82 participantes, a competição contou com a presença de oito pilotos espanhóis.

Luís Marinho confirmou, também, que após um interregno de quase dois, três meses, sem competições devido à crise sanitária que continua a assolar a região e o país, Lousada foi a segunda localidade a receber o Campeonato Portugal 2020 (Rallycross, kartcross e Super Buggy). Sever do Vouga foi a primeira.

Falando da competição, Luís Marinho destacou que apesar da ausência de público, uma das limitações entre várias impostas pela autoridade nacional de saúde, a prova  foi transmitida em direto (live stream), com um elevado número de pessoas e simpatizantes a acompanhar a par e par tudo o que se passou.

Já a pensar no pós-Covid e no regresso das competições à pista da Costilha e a Lousada, o  presidente do CAL manifestou que já em setembro poderão regressar as competições oficiais, nomeadamente, no dia 19, com o Campeonato Portugal de Drift, estando a sua realização dependente da presença de público na pista.

Ao Novum Canal, o presidente do CAL confirmou que se existir a possibilidade da  prova ter público nas bancadas realizar-se-á, caso contrário, o clube não terá condições para acolher a prova.

Além da logística que este tipo de competições envolve, Luís Marinho reconheceu que há também a questão financeira e sem público não há receitas.

Referindo-se, ainda, às competições que estão agendadas até ao final do ano, Luís Marinho assegurou que o clube irá participar no Motorshow Porto que deverá acontecer no primeiro fim de semana de Novembro, e acolher as seis horas de rallycross no segundo fim de semana de dezembro.

Fotografia: Clube Automóvel de Lousada

O responsável pelo Clube Automóvel de Lousada garantiu , ainda, que no período de confinamento e com a declaração do Estado de Emergência, o clube teve que cancelar várias provas que estavam agendadas e ficado impedido de alugar a pista para testes.

“As despesas mensais eram as mesmas, mas as receitas, essas, eram zero”, expressou, sublinhando que o seu objetivo enquanto responsável pela direção do CAL passa por dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo anterior presidente, Jorge Simão.

Refira-se que Luís Marinho está há 10 anos no CAL e integrou a equipa de Jorge Simão, quando este foi presidente do clube.

O 65.º Campeonato Portugal 2020 (Rallycross, kartcross e Super Buggy contou com a presença de uma figura bem conhecida do desporto automóvel Armindo Araújo, actual líder da temporada de Ralis de 2020 que fez parceria nos comentários via live stream com Pedro Leal.