Novum Canal

mobile

tablet

Tomada de posse de dois adjuntos de comando marcam 90.º aniversário dos bombeiros de Freamunde

Partilhar por:

Fotografia: Bombeiros de Freamunde

O 90.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros de Freamunde ficou marcado pela tomada de posse de dois adjuntos de comando, Max Pacheco e Joel Rodrigues,  e pelo  juramento de bandeira de oito novos bombeiros.

Estava igualmente prevista a apresentação de uma viatura, uma carro auto-comando, um jipe 4×4, para assinalar a data,  mas o facto do pároco de Freamunde e Paços de Ferreira se encontrar doente impossibilitou a bênção do mesmo.

Ao Novum Canal, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Freamunde, José Carlos Costa, realçou que apesar da Covid-19 e da crise sanitária que a região e o país estão a viver, a instituição não podia deixar de assinalar a data, honrar e dignificar o legado da corporação, antigos dirigentes e demais atores e agentes que passaram pela coletividade e darem o seu contributo para que esta seja o que é hoje.

“A Associação Humanitária dos Bombeiros de Freamunde é uma instituição quase centenária, como presidente da mesma é uma honra para fazer parte desta coletividade e integrar uma vasta equipa de  bombeiros e funcionários que  trabalham e todos os dias dão o seu melhor para prestar o melhor apoio à comunidade e salvaguardar bens materiais e vidas”, disse, salientando que a corporação é vista como um ativo pela comunidade e pelo seu tecido empresarial.

José Carlos Costa assumiu que o corpo ativo dispõe de um vasto número de viaturas no seu parque automóvel, cerca de 108 elementos no ativo, sendo uma estrutura já com uma dimensão significativa que cobre uma área de intervenção, também, ela significativa.

Questionado das dificuldades que afetam a associação, José Carlos Costa reconheceu que as dificuldades financeiras e a falta de verbas são uma verdadeira dor de cabeça para fazer face às múltiplas solicitações com que este tipo de coletividades estão presentemente confrontadas.

Além da necessidade  de renovar  o parque automóvel, com viaturas também elas bastante desgastadas, o responsável pela Associação Humanitária dos Bombeiros de Freamunde declarou que a instituição na fase de confinamento e pós confinamento sofreu uma quebra na faturação, um pouco à semelhança de outras corporações, bastante significativa, de milhares de euros por dia, no transporte de doentes não urgentes.

“As despesas essas continuaram. Temos encargos que têm de ser permanentemente assegurados e neste tipo de coletividades não podemos colocar as pessoas em lay-off. Temos de manter as pessoas”, expressou, sustentando, por outro lado, que as regras estritas e apertadas definidas pela autoridade nacional de saúde, no transporte de doentes não urgentes, apesar de serem justificáveis, tendo em conta o contexto que a região e o país vivem, tiveram também repercussões junto das corporações que faziam esses transporte.

Fotografia: Bombeiros de Freamunde

José Carlos Costa esclareceu, também, que além destas dificuldades, a corporação viu-se confrontada com uma outra despesa adicional: ter de adquirir a expensas suas os equipamentos de proteção individual para os bombeiros, num investimento de milhares de euros, sem que haja qualquer ajuda financeira por parte do Estado.

Numa curta  mensagem publicada na página oficial da Câmara de Paços de Ferreira,  a autarquia salientou que os 90 anos “é uma data expressiva que faz jus à já longa vida desta corporação enchendo de orgulho os Freamundenses e os demais cidadãos do nosso concelho”.

“Em circunstâncias normais, o Presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, e o Executivo Municipal estariam presentes nestas comemorações, marcadas para a tarde deste sábado. Nessa impossibilidade, fica aqui uma mensagem de gratidão à Direção, ao Comando e ao Corpo Operacional de Bombeiros – a todos, sem exceção! Estamos gratos pela vossa generosidade, pelo vosso empenho e pelo vosso exemplo. Sobretudo, neste tempo de incertezas, é bom termos a certeza que nenhum bombeiro baixou a guarda e continua firme e disponível para socorrer a comunidade. Parabéns!”, refere a mesma nota.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!