Inauguração do posto avançado dos Bombeiros de Penafiel marcou 19.º aniversário de elevação de Abragão a vila
Fotografia: Câmara de Penafiel
A inauguração do posto avançado dos Bombeiros de Penafiel marcou 19.º aniversário de elevação de Abragão a vila, cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, os elementos que integram o executivo municipal, assim como os órgãos do executivo e assembleia de freguesia.
Ao Novum Canal, o presidente da Junta de Freguesia de Abragão, José Manuel Sousa, realçou que este ano, decido à crise sanitária que está a afetar o país, apenas se procedeu à cerimónia protocolar e inauguração das novas instalações da secção avançada de Abragão, dos Bombeiros Voluntários de Penafiel.
«Habitualmente, a Vila comemorava esta data com uma semana de atividades de cariz desportivo, cultural e social. Este ano, e devido à situação pandémica atual que vivemos, as nossas festividades foram canceladas, e as verbas que dispúnhamos para a realização das mesmas foram canalizadas para a Campanha “Abragão Solidário Covid-19”», disse, salientando que a Junta de Freguesia, não podia deixar de assinalar esta efeméride, com as devidas medidas de segurança e cumprindo com as indicações quer das autoridades locais quer da autoridade de saúde nacional.
O autarca realçou que no decorrer da cerimónia foram estabelecidas diretrizes essenciais para o rumo da vila.

Referindo-se ao posto avançado dos Bombeiros de Penafiel em Abragão, o autarca destacou que foram feitas obras no sentido de conferir as melhores condições aos bombeiros, tendo sido reativado o serviço.
José Manuel Sousa esclareceu que as novas instalações resultaram do apoio da Câmara Municipal de Penafiel, em termos de criação das infraestruturas, e a nível de mobiliário e equipamentos.
Falando da evolução de Abragão, o autarca manifestou que a vila adquiriu, atualmente, uma nova dinâmica, tendo como prioridades a requalificação do Centro Cívico de Ribaçais, a segunda fase do parque de lazer, a pavimentação da Rua do Amieiro e a cobertura do acesso ao Centro Escolar de Abragão.

José Manuel Sousa apontou, também, o alargamento do cemitério como sendo uma obra determinante para a freguesia.
“Julgo que a vila evoluiu de uma forma significativa nos últimos anos e integra, hoje, no seu território os equipamentos necessários e dispõe das infraestruturas que permitem à população beneficiar de maior qualidade de vida”, atalhou, sustentando que na educação a freguesia integra vários estabelecimentos escolares, tem uma indústria diversificada, com destaque para o granito que exporta para vários países, dispondo também de vários estabelecimentos comerciais distribuídos pela freguesia, turismo de habitação e serviços.
O autarca enalteceu, também, a diversidade de coletividades na freguesia que têm contribuído para a divulgação da etnografia assim como outras coletividades de cariz social.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Saúde2022.08.13Estudo revela que vacinação de reforço previne consequências mais graves da doença
Cinfães2022.08.13Cerca de 170 crianças participaram no “Cinfães em Movimento”
Desporto2022.08.13Luís Fernandes, da Rádio Popular – Paredes – Boavista, mantém terceiro lugar na geral individual
Desporto2022.08.13FC Arouca defronta Gil Vicente