Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Inauguração do posto avançado dos Bombeiros de Penafiel marcou 19.º aniversário de elevação de Abragão a vila

Fotografia: Câmara de Penafiel

A inauguração do posto avançado dos Bombeiros de Penafiel marcou 19.º aniversário de elevação de Abragão a vila, cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, os elementos que integram o executivo municipal, assim como os órgãos do executivo e assembleia de freguesia.

Ao Novum Canal, o presidente da Junta de Freguesia de Abragão, José Manuel Sousa, realçou que este ano, decido à crise sanitária que está a afetar o país, apenas se procedeu à cerimónia protocolar e inauguração das novas instalações da secção avançada de Abragão, dos Bombeiros Voluntários de Penafiel.

«Habitualmente, a Vila comemorava esta data com uma semana de atividades de cariz desportivo, cultural e social. Este ano, e devido à situação pandémica atual que vivemos, as nossas festividades foram canceladas, e as verbas que dispúnhamos para a realização das mesmas foram canalizadas para a Campanha “Abragão Solidário Covid-19”», disse, salientando que a Junta de Freguesia, não podia deixar de assinalar esta efeméride, com as devidas medidas de segurança e cumprindo com as indicações quer das autoridades locais quer da autoridade de saúde nacional.

O autarca realçou que no decorrer da cerimónia foram estabelecidas diretrizes essenciais para o rumo da vila.

Fotografia: Câmara de Penafiel

Referindo-se ao posto avançado dos Bombeiros de Penafiel em Abragão, o autarca destacou que foram feitas obras no sentido de conferir as melhores condições aos bombeiros, tendo sido reativado o serviço.

José Manuel Sousa esclareceu que as novas instalações resultaram do apoio da Câmara Municipal de Penafiel, em termos de criação das infraestruturas, e a nível de mobiliário e equipamentos.

Falando da evolução de Abragão, o autarca manifestou que a vila adquiriu, atualmente, uma nova dinâmica, tendo como prioridades a requalificação do Centro Cívico de Ribaçais, a segunda fase do parque de lazer, a pavimentação da Rua do Amieiro e a cobertura do acesso ao Centro Escolar de Abragão.

Fotografia: Câmara de Penafiel

José Manuel Sousa apontou, também, o alargamento do cemitério como sendo uma obra determinante para a freguesia.

Julgo que a vila evoluiu de uma forma significativa nos últimos anos e integra, hoje, no seu território os equipamentos necessários e dispõe das infraestruturas que permitem à população beneficiar de maior qualidade de vida”, atalhou, sustentando que na educação a freguesia integra vários estabelecimentos escolares, tem uma indústria diversificada, com destaque para o granito que exporta para vários países, dispondo também de vários estabelecimentos comerciais distribuídos pela freguesia, turismo de habitação e serviços.

O autarca enalteceu, também, a diversidade de coletividades na freguesia que têm contribuído para a divulgação da etnografia assim como outras coletividades de cariz social.