Bênção de viatura adaptada de transporte de utentes marcou 30.º aniversário da Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo
Fotografia: Câmara de Paredes
A Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo assinou, este domingo, o 30.º aniversário, data que ficou marcada pela bênção de uma viatura de transporte adaptado de nove lugares oferecida pela Câmara de Paredes e pela Fundação a Lord.
A cerimónia de bênção da viatura foi presidida pelo Padre Rui Manuel Pinheiro na presença do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, do vice-presidente da Câmara, Francisco Leal, do presidente da ADIL, Helder Oliveira, do presidente dos Bombeiros Voluntários de Lordelo, Miguel Ferreira e do presidente da Cooperativa A Lord, Francisco Ramos.
A celebração dos 30 anos da ADIL, contou, também, com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Nuno Serra, entre outros convidados.

Ao Novum Canal, a diretora técnica da ADIL, Mónica Santos, realçou que além da bênção da viatura, os idosos assistiram de dentro da instituição a uma eucaristia que decorreu no exterior, num momento único para os utentes, tendo a mesma decorrido em completa segurança.
O diretora técnica realçou que, este ano, apesar de não ter sido possível partilhar este momento com a comunidade, a instituição não quis deixar de assinalar a data, numa cerimónia, que considerou, singela, mas de grande relevância para os utentes, os funcionários e demais atores e agentes da comunidade que interagem e conhecem o trabalho da ADIL.
Mónica Santos relevou, também, o facto da instituição, uma coletividade particular de solidariedade social e cultural, desportiva, humanitária, sem fins lucrativos, fundada em 12 de julho de 1990, ter conseguido, durante a fase mais aguda da Covid-19, manter incólume os seus utentes, num esforço que partilhou pelos funcionários e demais colaboradores da instituição.

A diretora técnica, a este propósito, enalteceu o esforço ímpar dos funcionários que durante o Estado de Emergência e a fase de confinamento zelarem pelo bem-estar e segurança dos utentes da ADIL, desdobraram-se em turnos e trabalharam afincadamente, cumprindo com todas as regras e orientações da autoridade nacional de saúde de forma a salvaguardar a saúde dos idosos.
“Foram tempos difíceis, com um desgaste emocional elevado, mas felizmente conseguimos garantir o bem-estar e segurança de todos. Os funcionários foram incansáveis, inexcedíveis e zelosos da sua missão”, sustentou, manifestando que os idosos já frequentam o jardim da ADIL, as atividades irão regressar a meio deste mês, sendo que as visitas já estão a decorrer através de uma janela, mas com o cumprimento de todas as medidas e orientações da autoridade nacional de saúde.
Questionada sobre a possibilidade de acontecer uma segunda vaga, Mónica Santos manifestou que essa é uma possibilidade real, sendo necessário não baixar a guarda e continuar a cumprir com as medidas decretadas pelas autoridades de saúde quer local quer nacional e que são do conhecimento de todos.
Neste processo de combate à pandemia, na fase mais aguda, a responsável técnica assumiu, também, que ADIL viu o seu trabalho relevado quer pelos atores e agentes da comunidade e mesmo por outras pessoas que nem sempre valorizam o trabalho das instituições particulares de solidariedade social.
“O mais importante, como referi, foi termos conseguido salvaguardar os nosso idosos e funcionários. Julgo que saímos todos mais fortalecidos”, acrescentou.
A ADIL além da creche, integra as valências de centro de dia, apoio domiciliário, dispõe de uma estrutura residencial para pessoas idosas e tem protocolos com a Segurança Social em domínios como o Rendimento Social de Inserção e Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), além de Contratos Locais de Desenvolvimento Social–4G, num total de 125 utentes.
Interrogada sobre as debilidades com que a instituição se depara, Mónica Santos apontou a dificuldade em adquirir equipamentos de proteção individual, dado haver rutura de stocks e, por isso mesmo, dificuldade em adquirir este tipo de material.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Bombeiros2022.08.17Em atualização/Penafiel: Acidente na saída da A4 faz três feridos
Geral2022.08.16Arouca: Despiste seguido de capotamento faz um ferido
Desporto2022.08.16Mike Moura reforça equipa sénior do FC Felgueiras 1932
Desporto2022.08.16Portugal fecha Europeu de pista com quarto lugar que sabe a pódio