Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Sebastianas decorrem com trio elétrico a percorrer artérias da cidade de Freamunde

Fotografia: Sebastianas 2020

As Sebastianas 2020 vão já no terceiro dia e esta tarde prosseguem com animação nas ruas, com um trio elétrico a percorrer todas as artérias da cidade, numa manifestação que pretende celebrar esta festa icónica e ímpar na região e Norte do país, com todas as condições de segurança e cumprindo com as indicações das autoridades de saúde locais e nacionais.

André Pinto, da organização das Sebastianas 2020, realçou que o carro elétrico, um camião está neste momento a percorrer as artérias de Freamunde num desfile que só terminará pelas 23h00.

Este domingo, dia dedicado à vertente religiosa, irá decorrer a tradicional missa em homenagem aos festeiros já falecidos, cerimónia que irá contar com a presença os elementos que integram as Sebastianas 2020.

A cerimónia religiosa será transmitida online para evitar concentrações.

Na segunda-feira, última dia do evento, realizar-se-á o fogo-de-artifício.

No dia 9, na quinta-feira, no arranque das Sebastianas, foram divulgadas online várias mensagens do presidente das Sebastianas e do presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, José Luís Monteiro.

Também na quinta-feira, foi apresentada online a peça “Freamunde de Ontem e de Hoje” pelo Teatro Pedaços de Nós – Freamunde, a Opereta “A Gandarela”, pelo Grupo Teatral Freamundense GTF e exibidos Retratos de Freamunde e as Sebastianas, pelo Teatro Infanto-Juvenil Pedaços de Nós – Freamunde.

Na sexta-feira decorreu a Noite de Bombos, com a comissão de festas a apelar a cada freamundense que viesse às janelas de suas casas, com o seu bombo e a sua caixa, num ritual e numa recreação muito apreciada pela comunidade local.

Fotografia: Sebastianas 2020

André Pinto realçou que apesar de todas as contingências, a organização das Sebastianas optou por assinalar a data, promovendo um conjunto de atividades online, de forma a evitar ajuntamentos e permitir que as pessoas no conforto das suas casas pudessem acompanhar o programa e recordar a festividade com toda a segurança.

Num vídeo postado na página oficial das Sebstianas, o presidente da Comissão Sebastianas 2020+1 realçou que  esta festividade irá assumir, este ano,  pelas razões conhecidas um figurino diferente daquele que tem sido adotado nos últimos anos.

“Como é do vosso conhecimento as Sebastianas tal como as conhecemos não se realizarão este ano, mas a história e a tradição das nossas festas não nos permitem passar uma tábua rasa nas nossas festas. É importante manter a tradição e pedir ao São Sebastião para que nos ajude a superar este período difícil das nossas vidas enquanto comunidade. Desde o dia em que tomamos a difícil decisão de cancelar as Sebastianas 2020, temos trabalhado no sentido de promover algumas atividades que permitam assinalar a data e simultaneamente manter a segurança e a saúde públicas salvaguardadas”, disse salientando que as contingências da pandemia levaram a comissão a fazer avanços e recuos, tendo optado a comissão por avançar com o programa  e promover as “Sebastianas” em casa, com várias atividades e iniciativas, mas no conforto dos lares e das casas de cada família freamundense.

Fotografia: Sebastianas 2020

Já José Luís Monteiro lamentou o facto deste ano não ter sido possível realizar as Sebastianas no figurino e modelo que têm sido realizado nos últimos anos, relevando, no entanto, a importância de se manter viva esta tradição e recrear um evento ímpar na região.

“É com tristeza que não vemos hoje o reboliço de milhares de pessoas a passearem pela cidade, que não vemos as ruas tipicamente iluminadas e os sorrisos de orgulho dos Festeiros e Freamundenses que aguardam avidamente a realização desta grande festa. Sabemos que, na vida comunitária de Freamunde fica, este ano, um vazio e que, seguramente, muitos celebrarão simbolicamente esta efeméride. Achamos bem que o façam e que mantenham a tradição viva nas vossas mentes e corações. Contudo, apelamos como temos vindo a fazer sempre, à responsabilidade e contenção. Apelamos que sigam as regras e recomendações das autoridades sanitárias e que continuem a contribuir para a luta contra esta pandemia que já nos retirou muito a nível humano e cívico. O esforço que já todos encetaram neste combate não pode ser deitado a perder, especialmente agora que vemos ressurgência de casos no nosso concelho. Queremos ultrapassar esta fase difícil fortes e preparados para que possamos ter esperança de voltarmos, todos, no futuro a celebrar as Sebastianas como elas merecem ser celebradas: juntos, próximos e sem nada a obstruir os nossos sorrisos”, referiu.