Lousada: Programa Municipal de Caminhadas 2020 com novo formato
A Câmara de Lousada anunciou que irá iniciar o Programa Municipal de Caminhadas 2020, estando previstas várias alterações ao cronograma, na sequência da crise sanitária que está a afetar a região e o país.
As primeiras caminhadas estão já agendadas. A primeira será entre os dias 19 e 25 de julho na freguesia de Nogueira (AR Nogueira) e a segunda será entre os dias 26 de julho e 1 de agosto em Boim (UCR Boim).
Além de não serem permitidas caminhadas em grupo, os participantes podem realizar o percurso de forma autónoma em qualquer dia da semana, de manhã, à tarde ou à noite. Para saber qual o percurso a realizar, os participantes poderão aceder ao mapa e link do percurso que estarão disponíveis nos meios de divulgação.

Segundo o vereador do Desporto, António Augusto, o Programa Municipal de Caminhadas foi lançado em 2015 (Ano Municipal do Desporto), estando já na sua 6.ª edição.
“Já apoiou a realização de mais de 130 caminhadas e tem como principal objetivo estimular a prática de atividade física e de um estilo de vida saudável, independentemente da idade e da condição física, paralelamente é uma forma de ajudar as Associações a angariar fundos para o seu Plano Anual de Atividades ou contribuir para alguma causa solidária. Este programa foi disseminado para parceiros na Croácia, Eslovénia e Finlândia, através de um projeto europeu Erasmus+ de que somos coordenadores, sob a designação de European Walking Tour”, disse.
Ao Novum Canal, o autarca revelou que as caminhadas habitualmente tinham uma hora de partida e o grupo, geralmente de mais de 100 pessoas, deslocava-se relativamente próximo pelo percurso definido.

“Neste novo formato, o percurso é disponibilizado por uma aplicação de telemóvel e/ou marcado pela organização, podendo ser cumprido ao longo de uma semana individualmente ou em pequenos grupos familiares. Além deste cuidado, juntamente com a t-shirt, oferecemos uma máscara social, que contribuirá ainda mais para a segurança da iniciativa. A necessidade de fazer atividade física não diminui com a COVID-19, o importante é que as pessoas continuem a fazê-la no rigoroso cumprimento das regras de segurança difundidas pela DGS”, disse.
O vereador destacou, ainda, que até ao final do ano estão agendadas 15 caminhadas.
“Devido à instabilidade da situação algumas das habituais organizações têm retardado a marcação, na expectativa que as mesmas possam vir a fazer no formato mais tradicional; contudo, temos já 15 agendadas, mas teremos, seguramente, outras que se irão juntar a estas”, frisou, sustentando as pessoas estão ávidas de oportunidades para fazer algo de diferente, mas em segurança.
“Os comentários que nos têm chegado são positivos”, assegurou.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Bombeiros2022.08.17Em atualização/Penafiel: Acidente na saída da A4 faz três feridos
Geral2022.08.16Arouca: Despiste seguido de capotamento faz um ferido
Desporto2022.08.16Mike Moura reforça equipa sénior do FC Felgueiras 1932
Desporto2022.08.16Portugal fecha Europeu de pista com quarto lugar que sabe a pódio