Novum Canal

mobile

tablet

“Freguesia de Recarei ganhou dinamismo, é procurada como zona residencial e tem um tecido empresarial diversificado”, presidente da Junta de Freguesia.

Partilhar por:

O presidente da Junta de Freguesia de Recarei, no concelho de Paredes, Belmiro Sousa, realçou, ao Novum Canal, que a freguesia, com o estatuto de vila, tem vindo a crescer e apresenta uma dinâmica interessante que é elogiada quer pelos habitantes locais, quer por muitas pessoas que se fixaram, entretanto, na freguesia.

Belmiro Sousa,  destacou que a prioridade do seu executivo tem sigo garantir qualidade de vida da comunidade e responder àquilo que são as necessidades dos habitantes assim como dar respostas aos seus anseios,  numa freguesia que tem cerca de cinco mil habitantes, foi a última a ser integrada no concelho de Paredes, encontra-se localizada no sul do concelho e tem uma área de 16,63 km2.

O autarca realçou que a freguesia é também  conhecida pelo seu dinamismo empresarial, integra no seu território uma zona industrial pujante, a Zona Industrial de Terronhas, Recarei, com excelentes acessos e condições que têm permitido que outras unidades e empresas aí se fixarem.

O responsável pela Junta de Freguesia de Recarei reforçou que a zona empresarial irá acolher mais uma empresa, num investimento significativo que vai criar entre 70 a 80 postos de trabalho, tendo o terreno já sido adquirido e o projeto está a ser  tratado, num claro sinal do acréscimo da atividade empresarial.

Além da indústria, Belmiro Sousa enfatizou que a freguesia conta com uma atividade comercial centrada no pequeno comércio, possui uma estação dos correios, serviços de transporte particulares, agência bancária e uma extensão de saúde existente em Sobreira.

O presidente da Junta recordou que a comunidade é servida por excelentes vias de acesso, dispõe da Estação de Recarei/Sobreira e o apeadeiro de Terronhas da Linha Ferroviária do Douro. Está ligada à EN 15 – 3, tendo acesso à A4 pelo nó Baltar/Parada de Todeia.

Como prioridades, o autarca apontou o saneamento, realçando, no entanto, que este problema está em fase de resolução por parte da Câmara de Paredes.

Belmiro Sousa avançou, também,  que o seu executivo tem em marcha dois projetos que são relevantes para a freguesia, mas também para as freguesias limítrofes de Aguiar de Sousa, Sobreira e Parada Todeia, que serão oportunamente conhecidos.

Fotografia: Junta de Freguesia de Recarei

Quanto a equipamentos e atividade social e cultural, o autarca lembrou que a freguesia dispõe de um tecido associativo diversificado, rico e variado, destacando o Rancho Folclórico da Casa do Povo, grupo representante da  cultura tradicional popular, dos usos e costumes.

No desporto, o presidente da junta confirmou que a comunidade integra, também, várias coletividades, como o  Sport Clube Nun’Álvares e outras instituições que têm contribuído para a dinamização da atividade desportiva.

No domínio associativo, Belmiro Sousa recordou que a freguesia mantém uma estreita relação com todas as coletividades e costuma realiza todos os anos a festa das associações, evento  que pretende homenagear e dignificar o trabalho destas instituições e que este ano não vai ser possível devido à crise sanitária que tem assolado a região e o país.

O orago da freguesia a Senhora do Bom Despacho, tradição que remontará à fundação da freguesia, mas que este ano, também, não se realizará devido às restrições emanadas pela autoridade nacional de saúde e que são do conhecimento público.  


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!