Sobreira quer ser Vila Residencial
Fotografia: Freguesia da Sobreira
O presidente da Junta de Freguesia da Sobreira, João Gonçalves, destacou, em declarações ao Novum Canal, que a freguesia que comemorou, no dia 1 de julho, 17 anos de elevação a vila, quer constituir-se como uma vila residencial.
O autarca realçou que este é um projeto há muito almejado pelo seu executivo e pela comunidade local, sendo objetivo da Junta de Freguesia avançar com a reorganização social e comunitária da vila, criando um conjunto de equipamentos e condições que garantam a qualidade de vida dos seus habitantes, mas também fixem os trabalhadores das indústrias limítrofes à freguesia.
Falando da vila residencial, o autarca esclareceu que se trata de um pojeto em construção, um investimento de paciência, que foi iniciado por si e que está a ser executado em articulação com a Câmara de Paredes, que prevê investimentos em domínios como o das acessibilidades, ambiente, nomeadamente no saneamento básico.
“O saneamento básico é outra das importantes ações que começa a tomar forma através do Programa Life Ambiente. Se tudo correr conforme previsto, no ano 2023 a Sobreira tem uma parte do seu território habitacional coberta por rede de saneamento básico”
“A Sobreira caminha para adicionar ao estatuto de vila, a marca Vila Residencial. Para o efeito a Junta da Freguesia, em perfeita sintonia com a Câmara de Paredes e com o seu executivo, está a trabalhar com todo o empenho o tema da mobilidade, com expressão na requalificação das nossas vias de circulação, através dos contratos interadministrativos de delegação de competências”, expressou, salientando que a questão do saneamento na freguesia, que neste momento não existe, é uma questão central que deverá ficar concluída com a assunção de responsabilidades da autarquia em avançar com a construção do saneamento no sul do concelho.

“O saneamento básico é outra das importantes ações que começa a tomar forma através do Programa Life Ambiente. Se tudo correr conforme previsto, no ano 2023 a Sobreira tem uma parte do seu território habitacional coberta por rede de saneamento básico”, manifestou, salientando que numa primeira fase serão mil as habitações que irá beneficiar do saneamento.
O autarca anunciou, também, que junta de freguesia está apostada em implementar outras ações para que a marca vila residencial se torne uma realidade.
Referindo-se à elevação da freguesia da Sobreira a vila, João Gonçalves esclareceu que este ano e tendo em conta o contexto que a região e o país vivem, a data foi assinalada apenas de forma simbólica, comemorando-se habitualmente na segunda-feira seguinte ao da festa de São Pedro, padroeiro da freguesia.
“Este ano não foi possível realizar devido à pandemia de COVID-19 que assolou Portugal e o mundo. A Sobreira, enquanto território-berço de uma comunidade, não está parada. A Sobreira avança no sentido de reforçar e ampliar as valências que viabilizaram a atribuição do estatuto de Vila. As comunidades são, por natureza, dinâmicas e o seu dinamismo é tanto maior quanto mais organizadas se encontram”, disse, sublinhando que a cerimónia contou apenas com a presença dos órgãos do executivo da Junta de Freguesia e membros da Assembleia de Freguesia.
João Gonçalves enalteceu, também, o associativismo e a diversidade cultura das instituições da vila, considerando-as um ativo e um instrumento fundamental do desenvolvimento da freguesia e da reorganização social e comunitária.
“A comunidade da Sobreira tem o privilégio de ter no seu seio um expressivo conjunto de organizações, formais e informais, fundadas em todos os domínios onde a vida tem expressão: – educação, desporto, lazer, cultura, ação social, economia e bem-estar social de que são exemplo as cooperativas e associações responsáveis pelos subsistemas de fornecimento de água potável ao domicílio”, manifestou.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Baião2022.08.10Baião lança concurso da requalificação da EN 304-3 que serve o concelho e o município de Resende
Desporto2022.08.10Cinfães: Associação Desportiva de Piães sobe à Liga de Honra da A. F. Viseu
Região2022.08.10Municípios da região assinalam Dia Internacional da Juventude
Desporto2022.08.10FC Paços de Ferreira manifesta profundo pesar pela morte de Chalana