Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Marco de Canaveses aprova regulamento das isenções de taxas de ligação e ramal às redes de água e saneamento

Fotografia: CM Marco de Canaveses

O Projeto de Regulamento de Incentivo à Ligação de Prédios às Redes Públicas de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais do Município do Marco de Canaveses foi aprovado esta quarta-feira, 8 de julho, em Reunião de Câmara com os votos favoráveis da Presidente da Câmara e dos Vereadores do PS e CDS e a abstenção dos Vereadores do PSD. 

A aprovação deste projeto de regulamento é um passo determinante para isentar os marcuenses das taxas de ligação e ramal às redes públicas, ficando apenas a faltar a aprovação em sessão extraordinária da Assembleia Municipal, que vai decorrer no dia 17 de julho, e a posteriormente publicação em Diário da República.

Estamos cada vez mais próximos de conseguir concretizar aquilo que os marcuenses esperavam há muitos anos. A isenção das taxas de ligação será uma medida estruturante no desenvolvimento do Marco de Canaveses e um ganho enorme para as famílias marcuenses, que ficam livres desses encargos muito onerosos”, afirma Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal. 

A partir do momento em que o regulamento entrar em vigor todos os marcuenses que se pretendam ligar às redes só precisam de submeter um requerimento à Câmara Municipal que, sendo aprovado, faz com que seja o Município a pagar às Águas do Marco o valor das taxas.

É um grande esforço financeiro que a Câmara Municipal vai fazer mas trata-se de um investimento na saúde pública e no bem-estar dos marcuenses, no meio ambiente e na competitividade territorial. É também um contributo muito relevante para desbloquear o conflito com a concessionária Águas do Marco. Acima de tudo é concretizar um compromisso. Palavra dada é palavra honrada.”, conclui Cristina Vieira

Em orçamento municipal, para o presente exercício económico foi previsto o valor de 1.402.500€, de forma a responder aos potenciais clientes que requeiram e estejam em condições de cumprir os requisitos previstos no regulamento.