Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Complexo Desportivo de Baltar deverá ser inaugurado a curto prazo

Fotografia: Junta de Freguesia de Baltar

O presidente da Junta de Freguesia de Baltar, Jorge Coelho, revelou ao Novum Canal, que o Complexo  Desportivo do União Sport Clube de Baltar deverá ser inaugurado a muito curto prazo, sendo esta uma obra que irá marcar uma freguesia, que tem o estatuto de vila, tendo completado no dia 1 de julho, 17 anos de elevação de freguesia a vila.

Falando deste equipamento, o autarca assumiu que esta era uma obra há muito aguardada pela entidades e poderes locais, assim como pela comunidade que vai  passar a dispor de condições ímpares para a prática do futebol de onze e de outras modalidades.

Além do campo de futebol, o complexo desportivo que se situa junto ao novo agrupamento de escolas, integra equipamento de apoios e outras valências.

Sobre os projetos realizados pelo seu executivo, o autarca assumiu que a freguesia conheceu nos últimos anos uma dinâmica significativa, com vários arruamentos, a eletrificação de ruas sem luminárias,  confirmando que é também seu desiderato proceder à requalificação da rotunda da família, ainda este ano, aumentar o Largo Comendador Pereira Inácio, demolir o edifício-sede do União Sport Clube de Baltar, construindo um parque acolhedor, dando assim a possibilidade dos habitantes da vila usufruírem de um espaço aprazível.

O autarca confirmou, também, que é seu objetivo colocar um sintético no campo de futebol antigo situado na Rua da Igreja e avançar com a construção da casa mortuária, um desiderato da comunidade local, não para este mandato, mas para executar no próximo, numa intervenção que contará com o apoio da Câmara de Paredes.

Questionado sobre as debilidades que a vila apresenta, Jorge Coelho concordou que a água e o saneamento são serviço básicos que fazem falta à comunidade, estando a decorrer negociações entre a Câmara de Paredes e a Be Water – Paredes.

Quanto ao prazo para a execução desta intervenção, o autarca reconheceu que esta só será possível a longo prazo, até porque a prioridade do executivo municipal , nesta fase, passa pela construção do saneamento no sul do concelho, com a autarquia paredense a assumir a construção da rede.

Fotografia: Junta de Freguesia de Baltar

Jorge Coelho destacou, também, que a freguesia de Baltar, sendo atravessada pela EN 15, é conhecida pelo seu elevado tráfego automóvel, sendo uma freguesia com tradição comercial, estando igualmente bem equipada em matéria de serviços.

O autarca relevou, também, o dinamismo  sociocultural e desportivo, com destaque para o União Sport Clube de Baltar, dispondo a vila de um movimento associativo diversificado.

Além do futebol, Baltar integra no seu território um kartódromo, em funcionamento desde 1994, pista que tem acolhido nos últimos anos inúmeras provas da modalidade, provas classificativas no âmbito do Rallye de Portugal e que constituí um forte atrativo para os amantes do desporto automóvel.

A nível desporto, Jorge Coelho relevou, também, o trabalho do Clube Andebol de Baltar, que foi já elogiado Federação Portuguesa de Andebol, um projeto escolar que tem  evoluído e dignificado a vila  e que conta já com várias centenas de atletas.