Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Movimento Rio Sousa reuniu com Câmara de Penafiel

Fotografia: Movimento Rio Sousa

O Movimento Rio Sousa, grupo criado por cidadãos preocupados em salvar e defender o Rio Sousa, reuniu esta terça-feira com o executivo municipal de Penafiel para abordar temas relacionados com a bacia hidrográfica deste importante recurso aquífero da região.

Além das  descargas poluentes por parte de indústrias, as ligações de águas residuais diretas no rio, a afluência de águas pluviais, temas que dominaram o encontro, os representantes do Movimento Rio Sousa apresentaram uma explanação dos pontos críticos que mais fazem perigar a conservação da bacia hidrográfica do Sousa.

Segundo o movimento, as preocupações demonstradas pelo Movimento Rio Sousa foram registadas pelo executivo, tendo o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa,  “visado a atuação dos serviços municipais, a atenção que estes têm tido para com o Rio Sousa e as medidas já tomadas, designadamente as ações da Penafiel Verde quanto ao saneamento de águas residuais”.

De acordo com o grupo, também foi transmitida a intenção de ser analisada a situação das águas pluviais no concelho.

O Movimento Rio Sousa declarou, também, que o chefe do executivo referiu a intenção de se insistir no Memorando de Entendimento Intermunicipal sobre o Rio Sousa, protocolado a 25 de setembro do ano passado.

Fotografia: Movimento Rio Sousa

“Informou ainda o autarca que aos municípios que firmaram o acordo em Penafiel para uma concertada atuação no Rio Sousa, juntou-se agora o município de Paços de Ferreira. O Movimento Rio Sousa manifestou a Antonino Sousa e Susana Oliveira a importância de se cumprir o Memorando e regozijou-se com o alargamento”, lê-se no comunicado que nos foi enviado, que alude, também, à necessidade da premência de ações que salvaguardem toda a bacia hidrográfica e o seu ecossistema.

O Movimento manifestou, ainda, a intenção de “continuar no caminho definido de sensibilização dos poderes políticos, entidades responsáveis e comunidade em geral, para a importância vital da despoluição e recuperação do rio Sousa e seus ecossistemas”.

Além do chefe do executivo, o encontro contou comas presenças da vice-presidente da Câmara de Penafiel, Susana Oliveira, também vereadora responsável pelo Ambiente e Recursos Naturais.

Refira-se que o Movimento Rio Sousa “organizou-se em 2019 como um grupo de cidadãos e cidadãs tendo em vista a defesa e conservação do Rio Sousa. O Movimento organizou uma manifestação pública das suas intenções em Penafiel, no dia 25 de Setembro do ano passado, tem feito uma monitorização da bacia hidrográfica do Sousa e tem estado em contacto com diversas autarquias e estruturas relacionadas com o assunto”.