Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Fachada da Adega Cooperativa de Lousada renasce com mural dedicado à mulher

Fotografia: Nélson Oliveira

A fachada da Adega Cooperativa de Lousada virada para o Parque Urbano Dr. Mário Fonseca,  está a ganhar uma nova vida e em breve terá um novo mural, um tributo à mulher, da autoria da conhecida artista de espanhola Lula Goce, pintora conhecida no mundo da street art e presença habitual nos maiores festivais mundiais.

Ao Novum Canal, o vereador com o pelouro da Juventude, Nelson Oliveira, realçou que a obra faz parte do projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem, Lousada Arte Urbana, que tem como o objetivo urbanizar artisticamente o concelho de Lousada.

O autarca realçou que o mural era para ser  pintado em Março, mas devido à crise sanitária que atingiu o país, o trabalho foi adiado e retomado apenas agora.

Falando da obra da artista espanhola, o vereador realçou que o projeto desta vez terá toque feminino (Louzad’art urbana), sendo já visíveis as formas de uma mulher na parede da Adega Cooperativa de Lousada, num alusão ao universo e simbolismo feminino.

Além da dimensão simbólica da mulher,  Nélson Oliveira destacou que a obra, por estar integrada no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca,  numa zona nobre da vila, tem igualmente uma dimensão ambiental, estando virada para o Centro de Educação Ambiental da Casa das Videiras.

O autarca manifestou, ainda, que a obra deverá estar concluído no final desta semana, início  da próxima.

O responsável pelo pelouro da Juventude anunciou, ainda, que no âmbito deste projeto irá, também, ser criado um mural em honra de Jaime Moura, figura ligada ao desporto automóvel em Lousada, uma personalidade ímpar no concelho, tendo a  autarquia já contactado o filho de Jaime Moura e a família nesse sentido.

Apesar do local ainda não estar definido, o mural em honra de Jaime Moura deverá ser pintado na zona da pista da Costilha.

Lula Goce é formada em artes, sendo especialista em pintura.