Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Câmara de Lousada quer influenciar IHRU na requalificação total do Bairro Dr. Abílio Moreira

Fotografia: Câmara de Lousada

A Câmara de Lousada quer influenciar o IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., entidade  proprietária do Bairro Dr. Abílio Moreira, situado na vila de Lousada, a proceder à requalificação total  do prédio, no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Lousada.

O vereador responsável pelo pelouro da habitação, Nélson Oliveira, confirmou que Lousada foi o primeiro município a avançar e a ver aprovada a Estratégia Local de Habitação de Lousada pelo IHRU que está igualmente,  segundo o autarca, interessado que as obras neste prédio sejam efetuadas.

De acordo com o vereador, o objetivo da requalificação neste espaço passa por criar condições materiais, ao nível das coberturas, vidros duplos, paredes exteriores e outras intervenções, que permitam aos seus habitantes e às famílias que aí residam dispor de uma habitação condigna.

O autarca declarou, também, que o município está em conversações, a influenciar o IHRU no sentido de que efetivamente as obras de requalificação que são requeridas avancem, tendo sido, entretanto, constituídos condomínios porque existem várias famílias que adquiriram, apartamentos ao IHRU, de forma a que também os condóminos se pronunciem.

Nélson Oliveira realçou ainda que a autarquia iniciou já após a aprovação da Estratégia Local de Habitação de Lousada,  a auscultação às primeiras 50 famílias de Lousada, com necessidades comprovadas e que procuram melhorar as condições de habitabilidade das suas casas, ao abrigo do 1° Direito para uma habitação mais digna.

Fotografia: Câmara de Lousada

O vereador anunciou que o município já realizou os primeiros atendimentos de beneficiários diretos, inscritos para o 1º Direito, pessoas que procuram apoio para a reabilitação da habitação própria e permanente.

Nélson Oliveira recordou que após estes contactos com os beneficiários, segue-se um processo de verificação e validação das candidaturas a serem apresentadas ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

O responsável pelo pelouro da habitação  lembrou  que o executivo municipal tem, também, em curso obras nas habitações sociais de Lustosa, Meinedo e Cernadelo, espaços que são propriedade da Câmara de Lousada.

O vereador confirmou, por outro lado, que a Estratégia Local de Habitação pode e deve ser alterada, tendo em conta que as necessidades habitacionais vão-se alterando.

“Há a possibilidade de irmos revendo a estratégia a cada seis meses, uma vez que a área da habitação é extremamente variável e existem necessidades diferentes ao longo do tempo”, revelou.

Refira-se que a Estratégia Local de Habitação de Lousada foi aprovada na Assembleia Municipal de 30 de dezembro 2019 e pelo IHRU em abril de 2020.