Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Assembleia Municipal aprova contas da autarquia de Penafiel

A Assembleia Municipal de Penafiel aprovou as contas da autarquia referentes ao ano de 2019.

Segundo  o município, as contas evidenciam indicadores “muito positivos em todas as áreas”, que comprovam “a boa situação financeira do município” reforçando que em “mais de 20 anos são as melhores contas de sempre”.

“São de resto as melhores contas de sempre da autarquia, há mais de 20 anos, desde que existe o POCAL, ou seja o Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais, tendo encerrado o ano de 2019 com um resultado positivo na ordem dos 6,2 Milhões de euros. A autarquia, liderada por Antonino de Sousa consegue pelo 3.º ano consecutivo diminuir o seu passivo, tendo atingindo em 2019 uma  redução na ordem dos 7,7 milhões de euros, face a 2018”, lê-se na nota que nos foi enviada que confirma que no que diz respeito a pagamentos de facturas (registadas a 31 dezembro de 2019) com mais de 90 dias, “verificou-se uma redução de 60% quando comparado com 2018”.

Segundo o município, o total das dívidas a terceiros – de curto, médio e longo prazo – “diminuiu 30%, em comparação com o exercício de 2018. Nos dois últimos exercícios, entre 2017 e 2019, a dívida total da autarquia reduziu cerca de 44%”.

 Já no que diz respeito ao valor da dívida a terceiros de curto prazo – dívida a fornecedores – “desceu cerca de 6,2 milhões euros (-36,76%) face a 2018. Comparando os dois últimos exercícios, entre 2017 e 2019, registou-se uma diminuição de 51%”.

“O município de Penafiel cumpriu os limites de endividamento previstos, por larga margem, tendo no final de 2019 uma margem utilizável de cerca de 6 milhões de euros, o que evidencia um bom percurso de gestão financeira”, refere, ainda, na nota de imprensa.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa realçou que estes resultados são a melhor resposta que a autarquia podia dar.

“Com base numa gestão equilibrada e rigorosa, a quem passa meses a dizer que está tudo mal e vamos a ver os resultados dizem outra coisa. Mais importante ainda é que estes resultados financeiros e operacionais dão a Penafiel o conforto para enfrentar os tempos difíceis que se avizinham por força da pandemia, e permite executar os investimentos previstos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, e ainda as obras planeadas para as nossas Freguesias.”