Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Presidente da Câmara de Paredes confirma que saneamento no sul do concelho vai ser resolvido a curto prazo

O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, anunciou, na última Assembleia Municipal, que o problema do saneamento no sul do concelho vai ser resolvido através do Programa LIFE 2014-2020, instrumento financeiro para o ambiente e ação climática, que tem como meta contribuir para o “desenvolvimento sustentável e para a concretização dos objetivos e metas da Estratégia Europa 2020”.

“As negociações com a Bewater estão a decorrer conforme o previsto, haverá novidades muito em breve, na certeza  de que os únicos interesses que defendemos são os dos munícipes de Paredes. Posso revelar que mesmo não estando as negociações terminadas vamos lançar uma candidatura e uma vez que já não  havia candidaturas a nível nacional para efeitos de apoio às redes de saneamento, lançamos mão do Programa Life, candidatura a nível da comunidade europeia. Realizamos todo o estudo de projetos  e vamos avançar com o saneamento quer na freguesia da Sobreira, apanhando os maiores blocos habitacionais para usar a Etar que foi colocada pela CIM Douro há vários anos, mas que está parada, mas também para traçar um ramal de saneamento desde Terronhas até ao Centro de Recarei e outro desde o Centro Escolar de Recarei até ao centro da freguesia”, disse, salientando que esta é uma empreitada avaliada no mínimo em um milhão e meio de euros que prevê o apoio aos projetos de execução e à gestão desses investimentos durante cinco anos.

“Além do investimento de um milhão e meio poder chegar, nesses outros gastos, a quase dois milhões de euros terá uma comparticipação na ordem dos 55% e o município arcará com o restante”, frisou, declarando que a candidatura vai ser submetida até ao dia 14 de julho e a aprovação final será em janeiro ou fevereiro de 2021, prevendo-se a assinatura  dos contratos de financiamento durante o primeiro semestre.

“O que significa que com as negociações para que a autarquia fique com o saneamento na parte sul do concelho e com as candidaturas em curso, no próximo ano,  iniciaremos também a realização de obras de saneamento no concelho, tal como nos tínhamos proposto fazer ao longo deste mandato”, atalhou.

btr

Refira-se que o Programa Life 2014-2020 tem três domínios prioritários, sendo um deles a área do ambiente e eficiência dos recursos. O programa tem como objetivos gerais “Contribuir para a transição para uma economia eficiente em termos de recursos, hipocarbónica e resistente às alterações climáticas, para a proteção e a melhoria da qualidade do ambiente e para suster e inverter a perda de biodiversidade, incluindo o apoio à rede Natura 2000 e o combate à degradação dos ecossistemas”.

São também objetivos deste programa “Melhorar o desenvolvimento, a aplicação e o controle da execução da política e da legislação em matéria de ambiente e de clima e dinamizar e promover a integração dos objetivos ambientais e climáticos noutras políticas da União e na prática dos setores público e privado, nomeadamente mediante o reforço da capacidade dos setores público e privado, assim como apoiar a melhoria da governação ambiental e climática a todos os níveis, incluindo uma maior participação da sociedade civil, das ONG e dos intervenientes a nível local”.