Novum Canal

mobile

tablet

Residências Partilhadas ajudam a combater isolamento dos idosos

Partilhar por:

São neste momento quase 20 os idosos abrangidos pelo programa Residências Partilhadas para Seniores, implementado pela Câmara do Porto, através da empresa Domus Social. Este programa conta com a cooperação com as Juntas de Freguesia da cidade. 

Este programa faz parte de uma resposta integrada multidisciplinar, que tem como principais objetivos estimular o envelhecimento ativo, promover a autonomia dos idosos e combater o isolamento social.

FOTOGRAFIA: Filipa Brito | Câmara Municipal do Porto

 O município do Porto concretiza este programa através da atribuição de casas do parque de habitação pública municipal destinadas a pessoas idosas com carência social e habitacional que aceitem partilhar uma residência.
Esta medida pioneira, que começou a ser implementada na freguesia do Bonfim, estendeu-se depois à população mais idosa de Campanhã, Ramalde e Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e pretende replicar-se em todos os territórios da cidade. São seis as casas transformadas em residências partilhadas e está para breve o reforço com mais uma nova residência sénior, em Campanhã. As casas atribuídas consideram aspetos como a mobilidade e a acessibilidade a transportes públicos.

Decorridos quatro anos desde o início do programa, os vários intervenientes avaliam as residências partilhadas muito positivamente e identificam como principais vantagens o combate ao isolamento social e à precariedade habitacional, a partilha de recursos e a promoção de um envelhecimento ativo, autónomo e plenamente integrado.

No contexto deste programa é ainda prestado aos idosos apoio domiciliário, tanto no auxílio à limpeza da casa como no fornecimento de refeições.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!