Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Covid-19: Cinfães com mais 25 novos casos totalizando 118 infetados. Há quatro mortes a registar.

Fotografia: Câmara de Cinfães

O concelho de Cinfães tem mais 25 novos casos, perfazendo agora um total de 118 registados desde o início da pandemia em março até ao dia de hoje.

Segundo a Comissão Municipal de Proteção Civil, do total encontram-se em vigilância 87 casos, curados 27, e há a registar quatro óbitos, um anterior e três na Santa Casa da Misericórdia (2 durante a manhã de hoje, um no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e outro nas instalações da instituição).

Os dados referentes à situação da Santa Casa da Misericórdia de Cinfães confirmam 77 casos positivos: 53 utentes (19 novos casos hoje) e 24 funcionários;

De acordo com a autarquia, dois doentes do concelho encontram-se internados e em acompanhamento no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, estando os restantes em acompanhamento institucional e domiciliário.

O município informou que continuam a realizar-se testes, nomeadamente, a contactos de positivos com sintomas, tendo como objetivo a despistagem de casos e a interrupção o mais precocemente possível, caso existam positivos, de novas transmissões, aguardando-se resultados.

Fotografia: Câmara de Cinfães

A Comissão Municipal de Proteção Civil esclareceu, também, que estiveram, esta quinta-feira, nas instalações da Santa Casa dois especialistas de infeciologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que, em parceria com os serviços Médicos e de Enfermagem da Instituição, realizaram consultas e acompanhamento aos utentes.

“O objetivo é manter um acompanhamento rigoroso, permanente e especializado de forma a garantir o máximo bem-estar e as melhores condições de saúde aos utentes atingidos pela doença”, lê-se no comunicado do município que remete-se os votos de rápida recuperação a todos os atingidos, apresentando as condolências ás família enlutadas.

O município reitera o cumprimento das orientações da Direção-Geral de Saúde, nomeadamente higienizando as mãos, mantendo o distanciamento social e solicitando para não partilhar objetos. A autarquia pede, ainda, que os munícipes usem máscara.

“A situação que vivemos no concelho obriga a que sejamos todos muito responsáveis. Seja um agente da saúde pública e cumpra todas as normas e medidas preventivas. O combate a esta pandemia depende do contributo de todos nós.”, refere a mesma nota.