Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Bombeiros de Freamunde ajudam parturiente a dar à luz em plena ambulância

Fotografia: Bombeiros de Freamunde

Cristiano Alves e Renata Barbosa, dois bombeiros da corporação de Freamunde, ajudaram, esta quarta-feira, uma parturiente, residente em Figueiró, no concelho de Paços de Ferreira, a dar à luz, em plena ambulância.

Segundo Cristiano Alves, bombeiro há oito anos nos Bombeiros de Freamunde, a corporação foi contactada pela mãe da senhora que estava em trabalho de parto, cerca das 20h10.

“Saímos de imediato. Já na viatura verifiquei que a progenitora já tinha o rebentamento de águas e estava com contrações ao mesmo tempo que estava em contacto com a médica do INEM. Já a caminho do hospital fomos  ter à rotunda de Alvarenga, concelho de Lousada, onde já se encontrava a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Guimarães, meios que também  tinham sido acionados”, disse, salientando que a médica optou por não prosseguir marcha uma vez  que o nascimento da criança estava iminente, o que veio de facto a suceder, com o bebé,  um menino, com 2, 975 quilos a nascer no interior da viatura.

Ao Novum Canal, Cristiano Alves confessou que tanto ele como a colega, bombeira há três anos na corporação, foi a primeira vez que ajudaram uma progenitora a dar à luz.

“Foi uma situação única, fora do vulgar e indescritível. Por um lado, confesso, há medos, mas também o entusiasmo de fazer algo e contribuir para que tudo corra pelo melhor”, frisou, salientando que tanto a mãe como o bebé estão bem de saúde.