Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Vereador da Ação Social de Lousada faz balanço positivo dos apoios sociais no âmbito da contrato emprego inserção

O vereador da Câmara de Lousada, Nelson Oliveira, afirmou, em declarações ao Novum Canal, que os vários apoios que o município tem vindo a realizar ao longo dos tempos e mesmo nesta fase de desconfinamento têm tido uma resposta globalmente satisfatória por parte da comunidade e do público-alvo a quem se dirige.

O autarca realçou que no âmbito do contratos emprego inserção, que consiste na realização de trabalho socialmente necessário por parte de desempregados beneficiários de subsídio de desemprego ou de subsídio social de desemprego, a câmara tem estado a sensibilizar as pessoas que se encontram nesta situação e querem contribuir com o seu trabalho para exercerem atividades em diferentes áreas.

Nélson Oliveira esclareceu que a autarquia está a promover este processo pela positiva, sem forçar ou obrigar os destinatários das medidas a aderir às várias tarefas que a autarquia tem em curso.

O responsável pelo pelouro da ação social lousadense defendeu que os cidadãos que recebem  apoio do município em termos sociais devem corresponder a esta ajuda com o seu trabalho em várias tarefas, estando o município a “reforçar uma iniciativa de promoção do trabalho em contexto público com a ajuda dos programas do Instituto de Emprego e Formação Profissional em vários domínios de atividades”.

O autarca informou que o leque das tarefas e atividades a desenvolver é diversificado e vão desde o operário municipal (obras, jardins, limpeza do espaço público, etc) ao auxílio na rede escolar, para pessoas que se encontram desempregadas, reúnam condições para o exercício destas tarefas.

Ao Novum Canal, o responsável pelo pelouro da Ação Social confirmou que ao desempenharem estas atividades, estes utentes  além de estarem a desenvolver um trabalho socialmente útil, nalguns áreas até relevante  devido à inexistência de profissionais nestes domínios, estão a assimilar novos conhecimentos, acumular experiências que vão-lhes permitir integrar  o mercado de trabalho.

“Sem estes instrumentos, sem esta aprendizagem, verificamos que as pessoas têm mais dificuldades em regressar ao mercado de trabalho”, acrescentou, sustentando que esta é também uma oportunidade para que os cidadãos que se encontram temporariamente desempregos possam ter perspetivas futuras para a sua vida.

Nélson Oliveira apontou o caso de casal que se encontrava a beneficiar destes apoios, aceitou o repto lançado pela autarquia e estão nos quadros da câmara municipal.

“Esta iniciativa não sendo nova, tem como meta sensibilizar as pessoas para a necessidade de contribuírem para o trabalho socialmente útil, permitindo aos seus beneficiários usufruírem de um conjunto de ferramentas que lhes irão permitir mais rapidamente readaptarem-se àquilo que são as novas exigências do mercado”, concretizou.