Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Núcleo de Árbitros do Vale do Sousa celebrou 28.° aniversário com homenagem a associados

Fotografia: Núcleo de Árbitros do Vale do Sousa

O Núcleo de Árbitros do Vale do Sousa assinalou, na sexta-feira, o 28.º aniversário com uma homenagear os associados que atingiram os seus objetivos na época 2018/2019.

Ao Novum Canal, o presidente do Núcleo de Árbitros do Vale Do Sousa, Manuel Soares, realçou que devido à pandemia sanitária que continua a afetar a região e o país, a cerimónia deste ano decorreu na Casa da Cultura de Paredes, com apenas alguns convidados e respeitando  todas as regras definidas pela Direção-Geral de Saúde.

Além dos órgãos sociais do Núcleo de Árbitros do Vale do Sousa, a cerimónia de homenagem contou com o presidente Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, o recém-eleito presidente Associação de Futebol do  Porto, José Neves, o presidente Conselho de Arbitragem A.F. Porto, Carlos Carvalho, do representante Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Bertino Miranda, o presidente Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Luciano Gonçalves e dos vereadores da Câmara de Paredes, Paulo Silva e Elias Barros.

Falando dos impactos da Covid-19 teve naquilo que tem sido a atividade do núcleo, Manuel Soares, realçou que apesar de todos os constrangimentos e da situação de confinamento a que muitas instituições estiveram  votadas, o Núcleo de Árbitros do Vale do Sousa, manteve-se ativo, teve que se reinventar, nomeadamente online, e através das plataformas, com os seus associados, trabalhando as leis do jogo, performance física e planos de treino.

Fotografia: Núcleo de Árbitros do Vale do Sousa

O dirigente do Núcleo de Árbitros do Vale do Sousa reconheceu, também, que os árbitros e os núcleos aproveitaram esta fase para continuar com o seu trabalho, tendo como objetivo dignificar a arbitragem, o desporto e o futebol português.

“Somos também parte do futebol, queremos estar no terreno e foi com esse objetivo que nos mantivemos ativos e prosseguimos com o nosso trabalho, usando os meios e as plataformas disponíveis”, disse, desejando que as todas as competições que foram canceladas, na sequência da crise sanitária e do decretar do Estado de Emergência pelo Governo possam ser reativadas o mais rapidamente possível, desde que haja condições para o efeito.

O responsável pelo Núcleo de Árbitros do Vale do Sousa destacou, também, que um dos objetivos prioritários da atual direção passa por reforçar a aposta na formação e alargar a base de associados.

Refira-se que o Núcleo de Árbitros do Vale do Sousa tem 180 associados pagantes.

Sobre o atual presidente da Associação de Futebol do Porto, José Neves, o dirigente do Núcleo relevou ser uma pessoa que tal como o seu antecessor, tem o maior respeito pela arbitragem e pelo trabalho dos árbitros, que irá prosseguir o trabalho que estava a ser feito por Lourenço Pinto.

“A prova de que efetivamente privilegia o trabalho do Núcleo de Árbitros do Vale do Sousa é que fez questão de marcar presença nesta cerimónia”, concretizou, deixando um repto aos árbitros e árbitras para que se inscrevam no próximo curso de árbitros que irá decorrer no Vale do Sousa.