Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Orçamento Participativo Jovem de Valongo em destaque no livro «Pressupuestos participativos: aportes y limites para radicalizar la democracia»

Foi lançado o livro «Pressupuestos participativos: aportes y limites para radicalizar la democracia» (Orçamentos Participativos: Contribuições e Limites à Radicalização da Democracia), onde o Município de Valongo e o de Lisboa, a par com outros exemplos espanhóis, apresentam os seus orçamentos participativos.

Com coordenação de Yves Cabannes, José Manuel Mayor Balsas e José Molina Molina, a publicação é composta por diferentes monografias.  Andreia Mateus, Carolina Jasmins, Gisela Barbosa são as autoras do capítulo dedicado ao Orçamento Participativo Jovem de Valongo. “O Orçamento Participativo Jovem de Valongo promove comportamentos e hábitos participativos desde tenra idade, através da identificação precoce de problemas que afetam a vida da comunidade e da apresentação de soluções para os resolver. Investe também na capacitação do público para a participação facilitando ações que desconstroem estereótipos”, sustentam as autoras do capítulo dedicado ao OPJV.

Os restantes contributos são da autoria de Esther Clavero Mira, José Manuel Prefeito Balsas, Gloria Alarcón García, Antonia González Salcedo, Virgínia Gutiérrez Barbarrusa, José Antonio Cano Díaz, José Molina Molina, Encarna Hernández Rodríguez, José Luis Ros Medina, Helena Oliva Palazón, Vicente Barragán Robles, José Manuel Sanz Alcántara, Rafael Romero, Miguel Silva Graça, Oliver Escobar e Fiona Garven Chris Harkins, Kathleen Glazik, Simón Cameron, Ali Stoddart, Angela O’hagan e Yves Cabannes.

Em Outubro, no âmbito da Semana Europeia de Democracia Local, no dia 20 de Outubro, está prevista a apresentação pública deste livro, num evento que será organizado em função das regras sanitárias que estiverem em vigor no âmbito da prevenção da pandemia Covid-19.