Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Sport Clube de Freamunde homenageia antigas glórias do clube e inaugura bancada do campo de treinos

O Sport Clube de Freamunde vai homenagear  a equipa e as antigas glórias que há 50 anos deram o título de campeão  distrital aos capões, numa iniciativa agendada para o dia 27 de junho, que irá contar com alguns dos atletas que garantiram esse feito,  no ano em que o clube celebra 87 anos de existência.

Ao Novum Canal, o presidente dos capões, Hernâni Cardoso realçou  também que além da homenagem o clube vai aproveitar para inaugurar a bancada  do campo de treinos, um estrutura há muito reclamada pela direção que vai conferir melhores condições aos associados e adeptos.

Em ano de aniversário, o dirigente revelou que o clube irá criar  uma academia de bilhar que terá duas vertentes: uma mais recreativa, servindo de ponto de encontro para os associados e admiradores da  modalidade e uma vertente mais competitiva.

“Pretendemos criar uma  equipa para competir, um pouco à semelhança do que faz o Paços de Ferreira, que se sagrou recentemente campeão distrital de pool. Queremos formar uma equipa competitiva, mas também apostar na formação nesta área”, disse.

Falando da homenagem à equipa que há 50 anos conseguiu  o feito de ser campeã distrital, Hernâni Cardoso recordou que esta é um gesto que o clube pretendia fazer há mais tempo, mas devido à crise sanitária teve de ser adiado.

“Em jeito de preparação para o encerramento da época, e com o agendamento da festa de homenagem  e jantar final marcado para o dia 27 de Junho, vamos relembrar e divulgar os guerreiros (capões) que fundaram o clube e o conseguiram trazer até este século. A direção do clube vai assim remarcar a homenagem aos campeões de 1970. Será inaugurada a Academia de Bilhar e a bancada do campo de treinos, que embora tarde finalmente chega”,avançou, salientado  que o jantar vai servir, também, para anunciar os jogadores para a época 2020/2021.

Referindo-se a este jantar, o responsável pelos capões assegurou que as regras e orientações definidas pela Direção-Geral de Saúde serão cabalmente cumpridas, servindo  esta cerimónia também para aproximar o clube dos adeptos.

“Será um jantar pela tarde dentro, diferente mas especial, em toda a área do estádio, podendo os que nesse dia irão ser homenageados, dar uns toques e quem sabe marcar uns golitos. No dia 27 de Junho todos os caminhos vão dar ao Estádio do Sport Clube de Freamunde”, acrescentou.

Fotografia: Sport Clube de Freamunde

“Objetivos passam pela subida de divisão”

Falando da nova época, o presidente dos capões congratulou-se com a renovação de Jorge Nogueira, assumindo que este é o técnico certo para o clube, um treinador que conhece bem o plantel, os cantos à casa, sendo a figura certa para liderar a formação.

“Na época transata que terminou antecipadamente por decisão da Federação Portuguesa de Futebol, devido ao Covid-19, terminamos em sétimo da geral, mas tínhamos equipa para disputar a subida, não fosse esta situação. Esta época claramente que o nosso objetivo passa por atacar a subida aos nacionais porque um clube como o Freamunde, pelo seu legado histórico, tem de se assumir como uma das equipas candidatas a disputar a subida”, expressou, reconhecendo que com a subida, o clube passa a adquirir outra visibilidade, ganha em termos financeiros até porque estando noutro patamar os patrocínios e a exposição dos mesmos será claramente diferente.

Sobre o técnico da formação Freamundense, Hernâni Cardoso recordou, também, que é um técnico que vem da formação, conhece o departamento da formação e poderá fazer a ligação com o futebol sénior.

“A formação é um veículo para a promoção de qualquer clube e o Freamunde quer continuar a privilegiar esse veículo”, concretizou.

Quanto ao plantel, o presidente do Sport Clube de Freamunde esclareceu, ainda, que o clube irá contratar entre quatro a cinco novos reforços de forma a dar consistência ao plantel.

O dirigente esclareceu, também, que a aprovação dos dois Processos Especiais de Revitalização (PER) veio dar uma nova vitalidade ao emblema.