Sport Clube de Freamunde homenageia antigas glórias do clube e inaugura bancada do campo de treinos
O Sport Clube de Freamunde vai homenagear a equipa e as antigas glórias que há 50 anos deram o título de campeão distrital aos capões, numa iniciativa agendada para o dia 27 de junho, que irá contar com alguns dos atletas que garantiram esse feito, no ano em que o clube celebra 87 anos de existência.
Ao Novum Canal, o presidente dos capões, Hernâni Cardoso realçou também que além da homenagem o clube vai aproveitar para inaugurar a bancada do campo de treinos, um estrutura há muito reclamada pela direção que vai conferir melhores condições aos associados e adeptos.
Em ano de aniversário, o dirigente revelou que o clube irá criar uma academia de bilhar que terá duas vertentes: uma mais recreativa, servindo de ponto de encontro para os associados e admiradores da modalidade e uma vertente mais competitiva.
“Pretendemos criar uma equipa para competir, um pouco à semelhança do que faz o Paços de Ferreira, que se sagrou recentemente campeão distrital de pool. Queremos formar uma equipa competitiva, mas também apostar na formação nesta área”, disse.
Falando da homenagem à equipa que há 50 anos conseguiu o feito de ser campeã distrital, Hernâni Cardoso recordou que esta é um gesto que o clube pretendia fazer há mais tempo, mas devido à crise sanitária teve de ser adiado.
“Em jeito de preparação para o encerramento da época, e com o agendamento da festa de homenagem e jantar final marcado para o dia 27 de Junho, vamos relembrar e divulgar os guerreiros (capões) que fundaram o clube e o conseguiram trazer até este século. A direção do clube vai assim remarcar a homenagem aos campeões de 1970. Será inaugurada a Academia de Bilhar e a bancada do campo de treinos, que embora tarde finalmente chega”,avançou, salientado que o jantar vai servir, também, para anunciar os jogadores para a época 2020/2021.
Referindo-se a este jantar, o responsável pelos capões assegurou que as regras e orientações definidas pela Direção-Geral de Saúde serão cabalmente cumpridas, servindo esta cerimónia também para aproximar o clube dos adeptos.
“Será um jantar pela tarde dentro, diferente mas especial, em toda a área do estádio, podendo os que nesse dia irão ser homenageados, dar uns toques e quem sabe marcar uns golitos. No dia 27 de Junho todos os caminhos vão dar ao Estádio do Sport Clube de Freamunde”, acrescentou.

“Objetivos passam pela subida de divisão”
Falando da nova época, o presidente dos capões congratulou-se com a renovação de Jorge Nogueira, assumindo que este é o técnico certo para o clube, um treinador que conhece bem o plantel, os cantos à casa, sendo a figura certa para liderar a formação.
“Na época transata que terminou antecipadamente por decisão da Federação Portuguesa de Futebol, devido ao Covid-19, terminamos em sétimo da geral, mas tínhamos equipa para disputar a subida, não fosse esta situação. Esta época claramente que o nosso objetivo passa por atacar a subida aos nacionais porque um clube como o Freamunde, pelo seu legado histórico, tem de se assumir como uma das equipas candidatas a disputar a subida”, expressou, reconhecendo que com a subida, o clube passa a adquirir outra visibilidade, ganha em termos financeiros até porque estando noutro patamar os patrocínios e a exposição dos mesmos será claramente diferente.
Sobre o técnico da formação Freamundense, Hernâni Cardoso recordou, também, que é um técnico que vem da formação, conhece o departamento da formação e poderá fazer a ligação com o futebol sénior.
“A formação é um veículo para a promoção de qualquer clube e o Freamunde quer continuar a privilegiar esse veículo”, concretizou.
Quanto ao plantel, o presidente do Sport Clube de Freamunde esclareceu, ainda, que o clube irá contratar entre quatro a cinco novos reforços de forma a dar consistência ao plantel.
O dirigente esclareceu, também, que a aprovação dos dois Processos Especiais de Revitalização (PER) veio dar uma nova vitalidade ao emblema.
Perfil do Autor
