Câmara Municipal do Marco de Canaveses cria nova ARU da Estação e Rio de Galinhas

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses aprovou, na sua reunião de segunda-feira, dia 8 de junho, uma proposta de delimitação de uma nova Área de Reabilitação Urbana (ARU), denominada ARU da Estação / Rio de Galinhas.
Esta medida visa ampliar e complementar a estratégia da Autarquia de promoção da reabilitação urbana, de forma a serem usufruídas as oportunidades de financiamento. Nesta nova ARU o Município tem definido três grandes projetos de reabilitação naquela zona da cidade.
Entre eles está o projeto de ‘Execução de Requalificação da Casa dos Arcos – Centro Interpretativo do Vinho Verde’. Esta intervenção visa a remodelação integral da casa solarenga do século XVI, propriedade do Município. Prevê a criação de um espaço museológico de interpretação da vinha e dos vinhos do Marco e também um laboratório de investigação deste recurso do território. Para o exterior está desenhado um espaço experimental para a plantação de pelo menos 52 castas de vinho verde, um projeto único em toda a região vinícola.
Está prevista também a ‘Reabilitação do Largo da Igreja de Rio de Galinhas’, através da reorganização do tráfego viário, de estacionamento e zonas ajardinadas, e a criação de um parque infantil.
Já desenvolvido está o projeto de ‘Reabilitação da Envolvente da Estação de Caminhos de Ferro’, com a criação de um parque de estacionamento, de um edifício de ligação entre a estação e o parque de estacionamento e de uma praça da Estação, que permite dar corpo à intermodalidade naquela zona fulcral da mobilidade.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Geral2021.02.27Mercadona integra Associação de Empresas Responsáveis
Notas do Interior2021.02.27Notas do Interior – 27 de Fevereiro de 2021
Portugal em direto2021.02.27Intervenção Novum Canal no Portugal em Direto RTP
Marco de Canaveses2021.02.27Entrevista: Movimento do Marco de Canaveses promove conversas sobre saúde mental e a realidade hospitalar